• Carregando...

Dois vereadores de Pira­­quara, na Grande Curitiba – o presidente da Câmara Municipal, Weliton Santos Figueiredo (PDT), e Valmir Soares Maciel (PSDB), conhecido como Nanico – foram presos ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP).

Os dois são investigados pelo MP por suspeita de participarem de um esquema de desvio de dinheiro público na Câmara, por meio da apropriação de parte do salário de servidores da Casa. A prisão preventiva dos parlamentares foi decretada pela Justiça para garantir a continuidade das investigações.

Afastamentos

Além das prisões, a Justiça determinou o afastamento de outro vereador, Leonel de Barros Castro (PMDB), e de uma servidora das funções públicas que exercem. Eles também foram proibidos pela Justiça de frequentar o prédio do Legislativo e de manter contato com quaisquer servidores da Câmara, sob pena de também terem a prisão preventiva decretada e seus vencimentos suspensos.

As investigações são desdobramentos da Operação Toca do Peixe, deflagrada no dia 30 de junho pelo Gaeco e pela Promotoria de Piraquara, que cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos em 37 locais, incluindo a Câmara Municipal e as casas de 9 vereadores e de 27 servidores.

Duas outras pessoas foram afastadas de suas funções na Câmara: um vereador e uma servidora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]