• Carregando...
Richa e Ducci: quando o governador deixou a prefeitura, o então vice se comprometeu a cumprir o plano de governo apresentado na campanha | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Richa e Ducci: quando o governador deixou a prefeitura, o então vice se comprometeu a cumprir o plano de governo apresentado na campanha| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Comparação

Gestão anterior teve desempenho melhor

Em meados de 2008, a Gazeta do Povo também havia analisado se as promessas de Beto Richa feitas na campanha de 2004 haviam sido cumpridas. Dos 177 pontos do plano de governo, 40% foram considerados cumpridos integralmente, 36% parcialmente e 24% não cumpridos. Assim como na atual gestão, a área de promoção e assistência social também teve o melhor desempenho. Na época, a prefeitura questionou o levantamento e informou que considerava que 90% dos compromissos haviam sido finalizados integralmente.

Prefeitura diz que só deixou de cumprir 7 pontos

A prefeitura de Curitiba fez um levantamento próprio sobre o plano de governo divulgado em 2008 e considerou que, das 124 promessas feitas, cumpriu 55 – equivalente a 44% do total. Na avaliação do Executivo municipal, apenas sete pontos teriam sido descumpridos: o projeto Viva Atuba e Belém Vivo (implantação de parques lineares); implantação do ensino médio profissionalizante a distância; ampliação do Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) Pinheirinho; ampliação da rede de atenção psicossocial; o projeto Moinho das Artes; a construção de um ginásio municipal polifuncional; e o programa Nossa Vizinhança.

A diferença numérica reflete avaliações diversas feitas pela Gazeta do Povo e pela prefeitura. Por exemplo: a administração municipal considerou cumprida a promessa de desenvolvimento da Política Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Ar­­tístico de Curitiba, sob a justi­­ficativa de que foram feitos estudos e teria se verificado que não havia necessidade de tal política. A reportagem considerou a mesma promessa descumprida, pois a avaliação de especialistas na área é que os projetos de preservação do patrimônio na capital paranaense são insuficientes e estão muito aquém do ideal.

A prefeitura considerou que 34 projetos estão em andamento. Um deles é a construção do CMUM Matriz, mas a previsão é que só seja entregue em 2013 – após o fim da gestão iniciada em 2009. Outros 28 estariam em execução, mas neste caso também foram considerados projetos que não ficarão prontos em 2012, como o incentivo à produção audiovisual em Curitiba. Por outro lado, a reportagem considerou integralmente cumpridas algumas promessas que não foram contabilizadas dessa forma pela prefeitura – como a ampliação do programa da Guarda Mirim.

Análise da Gazeta do Povo sobre o plano de governo de Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) apresentado na campanha de 2008 mostra que a atual gestão da prefeitura de Curitiba cumpriu integralmente apenas 22% dos compromissos de campanha. O levantamento, que levou em conta a situação de obras e projetos até a primeira semana de julho, mostra ainda que 50% das promessas foram cumpridas parcialmente – algumas delas podem ser finalizadas até o fim do mandato, mas dependem de captação de recursos. E 28% dos compromissos de campanha não foram cumpridos e devem ficar para a próxima gestão.

O desempenho ficou aquém do registrado por Richa na gestão de 2005-2008 (leia mais ao lado). Entre as obras que não foram entregues, a prefeitura estima concluir algumas entre 2013 e 2014.

O plano de governo foi registrado em cartório em 19 de agosto de 2008 pelos candidatos à reeleição à época, Richa como candidado a prefeito e Ducci como vice. Quando o tucano deixou o Executivo municipal para concorrer ao governo do estado, em março de 2010, Ducci se comprometeu a cumprir com as promessas de campanha. "Sempre assumimos o compromisso de cumprir o plano de governo, que foi registrado em cartório nas duas eleições. Vamos dar continuidade a todos os compromissos assumidos, programas, obras, ao mesmo modelo de gestão", afirmou Ducci em entrevista à Gazeta do Povo publicada em 28 de março daquele ano.

Metodologia

Para fazer o levantamento, a reportagem utilizou os relatórios de gestão de 2008, 2009, 2010 e 2011 da prefeitura de Curitiba, notícias do site oficial do Executivo municipal, reportagens da Gazeta do Povo e algumas informações colhidas na comunidade. A prefeitura, utilizando outros critérios, sustenta que só deixou de cumprir sete promessas e que o restante foi concluído ou está em andamento.

A Gazeta contabilizou 124 promessas no plano de governo. Em termos absolutos, o melhor desempenho coube à área de promoção e assistência social: dos oito compromissos, cinco foram cumpridos na íntegra e três parcialmente. Proporcionalmente, a área de turismo se saiu melhor. Das quatro promessas, três foram completamente finalizadas e a outra foi entregue parcialmente.

A área de saúde teve o pior desempenho. Das 14 promessas, 7 não foram cumpridas. Entre os projetos não implantados estão vários que a prefeitura admite que só entregará em 2013 ou 2014. Entre eles estão a construção do Hospital da Mulher Curitibana no Bairro Novo, um Centro Especializado do Homem Curitibano e um Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) na Regional Matriz e a ampliação do CMUM no Pinheirinho. Este último projeto, na verdade, foi substituído pela construção de um CMUM no Tatuquara, o qual ainda está em fase de desapropriação de terreno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]