• Carregando...
Dilma Rousseff, presidente da República | Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma Rousseff, presidente da República| Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
  • Roberto Freire (SP), deputado federal e presidente do PPS

A cor do blazer usado pela presidente Dilma Rousseff no pronunciamento em rede nacional de rádio e TV em que ela anunciou a redução na conta de energia elétrica virou polêmica. No pedido encaminhado pelo PSDB à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja investigado o uso da máquina pública para fins eleitorais durante o pronunciamento, os tucanos reclamam que a presidente usou um blazer vermelho, o que seria uma alusão ao PT. "A presidente Dilma usou roupas vermelhas no pronunciamento oficial em uma clara referência às roupas vermelhas utilizadas na campanha de 2010 (…) fazendo alusão à cor do seu partido", dizem os tucanos no documento. A questão é que o cabeleireiro da presidente, Celso Kamura, garante que a roupa não era vermelha. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Kamura garante que o blazer (foto 1) era "sem dúvida rosa chiclete Ping-Pong".

Aliás...

Nessa discussão, até o novo líder do PSDB na Câmara foi consultado. Carlos Sampaio (SP) minimizou a questão, mas admitiu que o grupo que analisou o vídeo não percebeu as nuances da cor do blazer. Mas ele destacou que a presidente está mudando as cores do guarda-roupa. "É a primeira vez que aparece nessa cor. Em pronunciamentos anteriores, como no último, ela vestiu preto com uma renda branca por cima", disse.

Perdeu

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, perdeu na Justiça uma ação que movia contra a Gazeta do Povo. Os advogados de Bibinho pediam que fosse proibido que o jornal publicasse o nome do ex-diretor e que desse direito de resposta a ele em relação às matérias referentes ao caso "Diários Secretos". O juiz responsável pelo caso considerou improcedentes os dois pedidos. Ainda cabe recurso da decisão.

Para depois

Ao que tudo indica, as discussões sobre o fim do fator previdenciário e a adoção de um novo cálculo para as aposentadorias não sai nesse governo. Ontem, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que as discussões sobre as mudanças na previdência do setor privado só devem voltar a ser feitas no Congresso em 2015. Em entrevista à Agência Brasil, Garibaldi disse que as discussões sobre o assunto "esfriaram" entre os parlamentares. Provavelmente, entre os trabalhadores que estão prestes a se aposentar o assunto continua quente.

Propostas

Entre as propostas em análise no Congresso como alternativas ao fim do fator previdenciário está a adoção da fórmula 85/95. Nesse caso, a idade do trabalhador no momento de se aposentar e o tempo de contribuição são somados. Se chegar a 85, no caso das mulheres, ou 95, no caso dos homens, o trabalhador receberá salário integral – desde que esteja dentro do teto da Previdência. A fixação de uma idade mínima para a aposentadoria é outra ideia em negociação.

Mais 30 dias

Os delegados responsáveis pelas investigações do falso sequestro da vereadora de Ponta Grossa Ana Maria Branco de Holleben (PT) devem solicitar à Justiça mais um mês para concluir as investigações. Com a extensão do prazo, a polícia pretende reunir todos os documentos, inclusive a parte que corre sobre segredo de Justiça, e concluir os trabalhos. O filho da vereadora Márcio Holleben foi ouvido ontem novamente.

Pinga-fogo

"É lamentável que o presidente do PT seja pau mandado de José Dirceu."

Roberto Freire (SP, foto 2), deputado federal e presidente do PPS, ao falar sobre as declarações de Rui Falcão contra a mídia e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Colaborou: Alyne Lemes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]