• Carregando...

Brasília – Mais de 500 mil pessoas já se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni), na tentativa de conseguir bolsas de estudos numa instituição privada de ensino superior. Em todo o Brasil, 1.338 instituições oferecem mais de 90 mil vagas para o primeiro semestre de 2006. São 62.305 bolsas integrais e 27.936 parciais (50%). As informações são do Ministério da Educação.

Os técnicos do programa avaliam que a procura deve aumentar bastante até 2 de janeiro (último dia de inscrição), mas não se arriscam a fazer uma projeção. Eles salientam que, dos 2,2 milhões que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pré-requisito para concorrer, metade está apta a disputar uma bolsa, pois obteve 45 pontos ou mais.

O objetivo do governo federal com o ProUni é cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, aprovado em janeiro de 2001, que fixa o prazo de dez anos para que a educação superior absorva 30% da população entre 18 e 24 anos – a taxa atual é de cerca de 10%.

Para concorrer à bolsa integral, o aluno deverá comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 450); e para a parcial, de até três salários mínimos (R$ 900). Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de janeiro, na página eletrônica do MEC (www.mec.gov.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]