• Carregando...
 | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Em uma conversa com a reportagem da Gazeta do Povo, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa (foto), revelou que o processo de ajuste fiscal que comanda continua sendo doloroso e não vem sendo bem aceito. “Quando você reduz as despesas é uma ação que impacta bastante em relação aos secretários. [Gera] dois embates grandes: os embates externos na captação desses recursos e internos na distribuição. Então você fica bem no meio disso. Logicamente isso leva a tentativas de te desestabilizar tanto profissional quanto pessoalmente”, disse. “Quando você não dá o que as pessoas gostariam de receber, algumas delas não compreendem. É como a mãe distribuir o pão para dois filhos.”

Sem amigos

Se o parlamento preferir convocação, que seja convocação. Se preferir vir aqui, que venham. E se for um convite, eu vou. Não vejo absolutamente problema nenhum.

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça.

No entanto, Costa diz acreditar que o fato de ser de fora do Paraná ajuda bastante no processo de ajuste. “Ajudou em Salvador, ajudou em São Paulo e ajuda aqui, porque eu não tenho amigos aqui que são atingidos com as ações que estão sendo adotadas. Não tinha inimigos, imagino que hoje eu deva ter. Alguns inimigos desconhecidos que são contrários ao ajuste fiscal que está ocorrendo. Já passei por embates bem maiores do que esse que estou passando aqui.” O secretário conta ainda que, pelo fato de não ser conhecido, as pessoas ficam inibidas em lhe pedir coisas. Ele diz ter pouco convívio social em Curitiba e que normalmente não sai à noite.

Motorizados 1

Os vereadores de Curitiba podem respirar aliviados – e voltar a andar com carro oficial pela cidade. A Câmara de Curitiba conseguiu uma decisão favorável do Tribunal de Justiça liberando a licitação dos veículos concluída neste ano. Os carros, entregues a todos os 38 vereadores, tinham sido devolvidos depois que uma das derrotadas no edital conseguiu liminar em primeira instância contestando a escolha da vencedora.

Motorizados 2

Com a nova decisão, os carros voltam às mãos dos vereadores na semana que vem. A licitação decidiu pelo aluguel de 50 carros, sendo um para cada gabinete e 12 para áreas administrativas. A Câmara diz ter economizado meio milhão de reais em relação ao contrato anterior, da época de João Claudio Derosso.

Cuidando do dinheiro

O governo Beto Richa (PSDB) está cuidando de sua galinha dos ovos de ouro. Depois de aprovar projeto que alivia os cofres públicos em R$ 125 milhões ao sacar dinheiro do Fundo Previdenciário, o governo abriu edital de R$ 165 mil para contratar uma auditoria independente. O objetivo é acompanhar o caixa do Paranaprevidência, responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas do funcionalismo paranaense.

No hospital

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi internado na noite desta quinta (9), no hospital Samaritano da Barra, zona oeste do Rio de Janeiro. O político, de 62 anos, chegou à unidade por volta das 22h30 com febre alta. De acordo com familiares, ele foi internado para a realização de exames e deve receber alta no final de semana. Em 2012, ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas e de parte do duodeno e do intestino delgado. Depois da cirurgia, Jefferson passou a ter a alimentação controlada.

Colaboraram : Ana Krüger, Bruna Maestri Walter e Rogerio Waldrigues Galindo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]