• Carregando...

O fazendeiro Adriano Chafik Luedy, foragido da justiça desde o dia 19 de maio deste ano, foi preso por policiais federais às 6h20m deste domingo, na fazenda Serra Pelada, localizada na zona rural da cidade de Coaraci, sul da Bahia. Ele é acusado de ser o mandante da chacina de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, onde cinco trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados e outros 12 ficaram feridos a tiros em novembro de 2004.

Na operação, foram detidos ainda Erisvaldo de Oliveira Junior e Jailton Santos Guimarães, que também têm envolvimento na chacina. Segundo a Polícia Federal, o paradeiro dos foragidos estava sendo investigado desde que foi decretada a prisão preventiva. Chafik e Erisvaldo foram levados para a cadeia de Montes Claros, norte de Minas. Já Guimarães permanece detido em Coaraci.

De acordo com o delegado da PF em Montes Claros, Daniel de Souza Silva, o fazendeiro não usava mais o telefone e se comunicava com a família por rádio. Os policiais federais conseguiram identificar a freqüência do aparelho e descobriram a sua localização, uma região de difícil acesso em Coaraci.

Após a chacina, a juíza da comarca de Jequitinhonha, Celia Maria Andrade Freitas Corrêa, determinou a prisão preventiva de 15 pessoas, entre elas Chafik, denunciadas como responsáveis pelos cinco homicídios e 12 tentativas de homicídio, além de formação de quadrilha, por terem ateado fogo em 27 barracas de lona no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em Feilisburgo.

No mesmo dia (17 de dezembro de 2004), os acusados Adriano Chafik Luedy, Francisco de Assis Rodrigues de Oliveira, Milton Francisco de Souza e Admilson Rodrigues Lima foram presos preventivamente. Doze dias depois, Francisco de Assis Rodrigues de Oliveira, Milton Francisco de Souza e Admilson Rodrigues Lima conseguiram a liberdade provisória.

Em abril deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu hábeas-corpus em favor de Adriano Chafik Luedy, mas a Promotoria recorreu e, no dia 19 de maio, o juiz substituto decretou novamente a prisão preventiva do fazendeiro. Este mandado é o que foi cumprido pela Polícia Federal neste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]