• Carregando...

O feriado de Finados começou com atrasos ou cancelamentos em 32,2% dos vôos programados nos aeroportos do país. Segundo boletim da Infraero, de meia-noite até as 12h desta sexta, 135 dos 870 vôos (15,5%) foram cancelados e 145 (16,7%) registraram atrasos superiores a uma hora. A movimentação de passageiros é tranqüila pela manhã, mas, no Rio de Janeiro, a madrugada foi de irritação no Aeroporto Internacional Tom Jobim . Até as 2h, todos os vôos domésticos registravam atrasos, metade deles superiores a quatro horas. A Infraero culpou o mau tempo no Rio e em São Paulo, mas o caos no aeroporto pode ser reflexo da operação-padrão de funcionários da empresa na quinta-feira.

Até o meio-dia, 20 vôos (25,%) registravam atrasos no Tom Jobim e sete haviam sido cancelados (8,8%), segundo a Infraero. No Santos Dumont, 11 foram cancelados (30,6%). Em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas registrava 31 vôos cancelados (30,3%) e oito atrasados (7,9%). Em Cumbica, 22 decolagens (16,4%) sofreram atrasos, o que causou filas nos check-ins das companhias no início da manhã . Apesar do movimento, a situação nos aeroportos é tranqüila no início da tarde.

No aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, 13 de 20 decolagens (65%) foram canceladas. Em Porto Alegre, cinco vôos previstos não decolaram (14,7%) e oito registravam atrasos (23,5%). Já no aeroporto de Brasília, foram registradas poucas filas de passageiros e atrasos. Dos 57 vôos programados no local, seis (10,5%) registravam atraso de mais de um hora e quatro (7%) haviam sido cancelados.

Na noite de quinta-feira, a Justiça Federal considerou ilegal a operação-padrão feita por funcionários da Infraero nos principais aeroportos do país. A decisão determinou a interrupção imediata da greve branca que causou filas no Aeroporto de Guarulhos e ameaçou detonar uma nova crise no setor aéreo. No despacho, o juiz da 22ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Enio Laercio Chappuis, condenou o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) a pagar multa diária de R$ 10 mil pelos transtornos impostos aos passageiros durante o feriado de Finados.

Em ação civil pública apresentada para interromper a greve branca, o Ministério Público Federal de Brasília também pediu que a Justiça intimasse os acusados de liderar a operação-padrão. O documento foi assinado pelo procurador Wellington Divino Marques de Oliveira.

Na quarta-feira, o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, fez um apelo para que os passageiros evitem escolher vôos em horários que costumam ficar mais congestionados até o carnaval de 2008. Gaudenzi disse que uma decisão dos passageiros pode reduzir as filas nos aeroportos e os transtornos provocados pelos constantes atrasos em pousos e decolagens.

Após meses de pressão, Milton Zuanazzi entregou sua carta de exoneração da presidência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na tarde de quarta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mais de duas horas de entrevista coletiva, ele alegou divergências com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a quem acusou de não entender de aviação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]