• Carregando...

Retrato do paraíso para os cerca de 85 mil turistas que o visitam a cada ano, Fernando de Noronha pode se transformar em dor de cabeça para os 1.200 que resolveram passar o réveillon no arquipélago a 550 quilômetros de Recife. Com as chuvas do último inverno reduzidas a um terço da média histórica, a água de sua principal e única ilha habitada já começou a faltar, e está racionada até mesmo em hotéis e pousadas. O abastecimento já conta com a ajuda de carros-pipa.

Segundo informou nesta sexta-feira o administrador do arquipélago, Edrize Aires, as chuvas nas ilhas normalmente ocorrem de fevereiro a maio, com média de 1.300 milímetros anuais. Mas esse ano a precipitação pluviométrica não ultrapassou os 600 milímetros, o que deixou o principal açude da ilha - o do Xaréu - com apenas 5% de sua capacidade. Ele afirmou que tradicionalmente o reservatório respondia por 90% do abastecimento de água de Noronha. Mas com a escassez de chuva, hoje 90% da água que abastece a ilha vem de um dessalinizador que capta água do mar.

Para evitar o colapso nas partes mais altas da ilha, o abastecimento conta com reforço de seis carros-pipa. Eles estão levando água sobretudo ao bairro de Floresta Nova, um dos mais altos de Fernando de Noronha e para o qual a água não encontra pressão para subir. Floresta Nova é o que possui maior concentração de pousadas, cerca de 30. A água está racionada para toda a ilha e só chega às torneiras a cada dois dias.

Segundo Edrise, o açude do Xaréu poderá secar se até fevereiro não chover. O governo do arquipélago acaba de fazer um convênio com a Compesa para aumentar a oferta de água do dessalinizador, o que demandará investimento de cerca de R$ 250 mil. O problema, segundo Edrise, é que como a demanda na alta estação é muito grande, não há como parar o dessalinizador para fazer a instalação do novo sistema.

- Temos que parar pelo menos 50% do dessalinizador para fazer obras que ampliem o fornecimento de água. Precisaríamos suspender o fornecimento por pelo menos dois dias e isso é impossível de se fazer agora - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]