• Carregando...

Ela cresce, ele cai. A senadora Heloísa Helena, do PSOL, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB - ambos candidatos à presidência - apresentam trajetória oposta nas pesquisas recentes de intenção de voto. Enquanto a alagoana sobe na preferência do eleitorado, o tucano perde pontos. E as reações também são diferentes.

Nesta quarta (9), participando de caminhada em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, Heloísa Helena estava animada, cumprimentando o povo. Ela foi a entrevistada da noite de terça (8) no Jornal Nacional e na Globonews. A candidata atribuiu seu crescimento nas pesquisas à "generosidade e carinho da população brasileira". Mas aproveitou também para colocar suas opiniões.

"A propaganda na TV é uma disputa absolutamente desigual. Os dois candidatos poderosíssimos (Lula e Alckmin) vão ter 18 minutos e eu só terei um minuto", afirmou a senadora, que está em terceiro lugar nas pesquisas recentes.

Reavaliando

Para Alckmin, em segundo lugar na preferência dos eleitores, o clima é outro. Líderes do partido disseram duvidar dos números das pesquisas DataFolha e Sensus. Mas estão reavaliando a estratégia de campanha. O comando da campanha do tucano está reunido no comitê em Brasília nesta quarta (8) para discutir o assunto. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse, no entanto, que o mau resultado nas últimas pesquisas não vai ser levado em conta para definição de mudanças de estratégia.

"Não podemos definir ou mudar rumos de estratégia por causa da volatilidade dos números. O que as pesquisas podem fazer é desanimar uns e outros. Pode ocorrer o estímulo e o desestímulo de lideranças, mas não houve mudanças de estratégia por causa disso", afirmou o senador, ao sair do encontro de tucanos.

Ele disse que é preciso dar ênfase nas questões sociais, na experiência administrativa de Alckmin, na competência e na honestidade do candidato. Álvaro Dias também defende que o PSDB insista na questão ética e resgate escândalos como o do mensalão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]