• Carregando...

O ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB a presidente da República, divulgou uma nota oficial na noite desta sexta-feira para rebater as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em evento na hora do almoço disse que São Paulo não investiu em educação como deveria. Segundo Alckmin, Lula precisa "parar com seu estilo Rolando Lero habitual". Para ele, "Lula não investiu o mínimo que deveria para avançar com o ensino básico e no combate ao analfabetismo".

A seguir, a íntegra da nota divulgada por Alckmin.

"O presidente Lula precisa parar com o seu estilo Rolando Lero habitual, principalmente no debate da educação, que é um assunto extremamente sério. Quem não investiu o mínimo para avançar no ensino básico e no combate ao analfabetismo nos últimos dois anos foi o presidente Lula. Portanto ele é reincidente. E essa constatação está hoje no relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União.

"O presidente Lula não conseguiu aprovar o Fundeb, mas diz que é uma realidade no programa de televisão do PT. Paralisou as escolas técnicas iniciadas pelo governo anterior durante três anos e só as retomou na véspera da eleição. Quer demonstrar preocupação com São Paulo, mas a iniciativa privada teve de colocar recursos em parceria com o governo de São Paulo para terminar a escola técnica de Capão Bonito, pois os recursos federais nunca foram liberados."O presidente Lula, que nunca sabe e nunca vê o que acontece ao seu redor, precisa se informar sobre os dados da educação pública em São Paulo. No estado, 98,5% das crianças entre 7 e 14 estão na escola, 86,9% dos jovens entre 15 e 17 anos estão matriculados, aumentamos a carga horária de 5 para 6 horas no período diurno e de quatro para cinco no período noturno.

"Implantamos a Escola de Tempo integral em 514 escolas, destinamos R$ 4,2 bilhões somente para as três universidades paulistas - USP, Unesp e Unicamp -, que têm 110 mil alunos. Demos, ainda, bolsa a quase 50 mil universitários que retribuem prestando serviços nos programas Escola da Família e Jovens Acolhedores, que humanizaram o atendimento nas escolas públicas e nos hospitais públicos do estado.

"O presidente Lula tem de ser informado, também, que foram criadas, pelo governo estadual, 5.500 novas vagas na USP, Unicamp e Unesp, um crescimento de 37% em relação a 2001. Entregamos 17 novas Faculdades de Tecnologia. Inauguramos 26 novas escolas técnicas em todo o estado. Construímos um novo campus da USP na Zona Leste, um outro em São Carlos, 8 novos campi da Unesp e já está em licitação o projeto do novo campus da Unicamp, em Limeira.

"Eu, que lecionei em cursinho para pagar os meus estudos, sei muito bem o valor que a educação tem na vida das pessoas. E, por isso, não faço propaganda enganosa, muito menos demagogia com um assunto tão sério e essencial para o desenvolvimento do Brasil."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]