i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde

Alencar deverá ter alta em até dez dias

Vice-presidente conta até piada após passar por cirurgia de alto risco para desobstrução do intestino

  • PorFolhapress
  • 28/11/2010 21:16

São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, pode ter alta em até dez dias, informou a equipe médica que o atende no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar foi submetido no sábado a uma cirurgia, classificada como de alto risco pelos médicos, para desobstrução do intestino.

Em coletiva ontem, o cirurgião Raul Cutait detalhou o procedimento a que o vice-presidente foi submetido. Foram retirados dois nódulos e 20 centímetros do intestino delgado de José Alencar. O vice foi internado na última terça-feira com quadro de suboclusão intestinal (obstrução do órgão).

A equipe médica confirmou que ao fim da cirurgia, de cerca de cinco horas, o paciente sofreu uma arritmia cardíaca, que foi contornada e não teve "grandes intercorrências". Em sua última internação, Alencar sofreu um infarto agudo do miocárdio. Por isso, haverá um acompanhamento especial da situação cardiológica do vice-presidente, já que os medicamentos aplicados após a cirurgia causam reações no coração.

Segundo a equipe médica, Alen­­car estava lúcido ontem, e pela manhã, mostrou boa disposição. "A coletiva atrasou porque ele estava contando piadas lá em cima", disse Cutait. Os médicos afirmaram que pretendem retomar o tratamento de quimioterapia "o mais rápido possível".

O vice-presidente luta contra cânceres na região do abdome há 15 anos. Há quatro ele trava uma batalha contra um sarcoma no intestino. "Existem vários tumores na região. Esse [sarcoma] é um tipo de tumor que não nos permite tirar tudo. Não ficamos procurando [mais nódulos] para não prolongar a cirurgia. O procedimento foi feito para tratar os sintomas agudos da obstrução e o sangramento no intestino", explicou Cutait. Foram retirados o nódulo principal e um segundo, para reverter a obstrução.

O vice-presidente se recupera na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiológica do Sírio-Libanês e deve ser transferido para uma unidade de terapia semi-intensiva até amanhã, de acordo com previsão do cardiologia Roberto Kalil Filho.

À imprensa, os médicos reforçaram a complexidade da cirurgia feita no sábado. Na tentativa de evitar o procedimento, a equipe médica tentou reverter a obstrução do intestino com medicamentos em internação anterior. Sem sucesso, não teve outra opção senão a cirurgia.

Lula

O presidente Lula foi informado sobre o quadro de Alencar logo após a cirurgia. "Eu liguei para ele para informá-lo. O presidente disse que quer descer a rampa com José Alencar [quando entregar o cargo a Dilma Rousseff, em janeiro] e se depender de nós ele vai fazer isso", afirmou Cutait.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.