
Brasília - Aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já se articulam para reunir em uma única representação as 11 denúncias apresentadas ao Conselho de Ética da Casa contra o peemedebista. O grupo pró-Sarney avalia que, reunidas em um só processo, as denúncias podem vir a ser relatadas por um aliado do presidente do Senado o que abre caminho para um possível arquivamento das acusações. A estratégia também evitaria o desgaste de os governistas terem de defender Sarney em nove ocasiões diferentes.
Pelo regimento do Senado, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney, tem autonomia para sugerir que as reclamações sejam reunidas em um único processo. Depois de reunidas as acusações, um senador integrante do conselho tem que ser sorteado para relatá-las. O PSDB e o PSol, autores das representações, e o PMDB, partido de Sarney, não podem entrar no sorteio para a escolha da relatoria. Mas, como os aliados de Sarney são maioria no Conselho, a expectativa do grupo é que um senador da base de apoio do peemedebista seja escolhido para relatar as denúncias e reúna todas elas em um único processo.
Sem a unificação dos processos, o Conselho terá que sortear um relator para cada representação o que abre brechas para que o DEM, aliado do PSDB, tenha um dos relatores indicados.
O PMDB anunciou ontem que vai cumprir a ameaça de retaliar o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), devido às representações que os tucanos apresentaram contra José Sarney no Conselho de Ética. Na semana que vem, os peemedebistas devem denunciar Virgílio no Conselho de Ética por ter mantido um servidor fantasma em seu gabinete, por ter ultrapassado limites com gastos de saúde e por ter recebido um empréstimo do ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia. Segundo o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), a decisão já foi tomada pela bancada peemedebista.
Já o PSol, que agora volta-se contra Sarney do mesmo modo que o PSDB, descartou ontem apresentar representação ao Conselho de Ética contra Arthur Virgílio, como havia cogitado anteriormente.



