Senador diz que está conversando, também, com o PSB.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O senador Alvaro Dias (PSDB) negou que tenha decidido se filiar ao PV, mas confirmou a existência de conversas com o partido. Na noite desta quarta-feira (14), a jornalista Eliane Cantanhêde disse, no programa Em Pauta, da Globonews, que Alvaro já estava decidido a ingressar no partido. Em entrevista à Gazeta do Povo, porém, o senador disse que está “na mesma situação de antes”.

CARREGANDO :)

Em agosto, Alvaro declarou que sua permanência no PSDB causa “desconforto” tanto para si mesmo quanto para os outros filiados do partido. Ele disse, ainda, que havia sido convidado por PDT, PSB e “partidos menores”, mas que estava analisando seu desembarque do tucanato “com muita cautela”.

Nesta quarta, o senador declarou que sua situação não teve “nenhuma evolução” e que continua conversando com outros partidos sobre uma eventual saída do PSDB. Ele disse, também, que tem negociado com o PV e com o PSB, mas que “não há nenhum fato concreto” até o momento.

Publicidade

Desconforto

O desconforto de Alvaro no ninho tucano é antigo. Em 2010, ele se desentendeu com o então candidato a governador pelo partido, Beto Richa (PSDB). Desde então, ele fez repetidas críticas às práticas de Richa como governador, inclusive comparando seu governo a um “balcão de negócios”. Em 2014, os dois compuseram a mesma chapa, mas fizeram campanha de forma praticamente independente.

Além disso, Alvaro está descontente com a direção nacional do partido. No seu entendimento, o poder decisório está dividido entre Minas Gerais e São Paulo, deixando políticos de outros estados em segundo plano. Não seria a primeira saída de Alvaro do partido: em 2001, ele foi expulso da legenda por ser favorável à criação de uma CPI para investigar irregularidades envolvendo o governo Fernando Henrique Cardoso.