Sessão do STF que definiu em dezembro o rito do impeachment: mais poder para o Senado, onde Dilma tem maior influência.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar dos protestos do domingo contra o governo federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) não tende a mudar o rito do impeachment estabelecido em julgamento de dezembro que, em tese, é mais favorável à presidente Dilma Rousseff. Ministros do STF ouvidos pela reportagem em caráter reservado dizem que é pouco provável o plenário alterar o rito definido pela própria Corte em dezembro para o processo no Congresso Nacional.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Sem saída à vista, Planalto busca “pacto nacional” para se salvar
  • Para Dilma, liberdade de manifestação deve ser respeitada
  • Isolados, atos a favor de Dilma e Lula ocorrem pacificamente

Está marcado para a próxima quarta-feira (16) o julgamento de um recurso apresentado pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à decisão tomada pelo STF há três meses. A pressão é grande – em especial, por parte de aliados de Cunha – para haver mudança nas regras estabelecidas pelo tribunal. Entretanto, ao menos cinco dos 11 integrantes da Corte apostam que a decisão será mantida.

Publicidade

Vitórias da presidente

Em dezembro, o STF estabeleceu o rito do impeachment com duas importantes vitórias para a presidente Dilma. A primeira foi a decisão de anular a sessão da Câmara dos Deputados que elegeu integrantes para a Comissão do Impeachment, a maioria de oposição. Será preciso realizar nova eleição, com voto aberto e indicações de líderes de partidos, sem a possibilidade de uma chapa avulsa. A segunda vitória para o governo foi a declaração de que o Senado tem poderes para arquivar o processo, mesmo que a decisão anterior tomada pela Câmara seja no sentido oposto.

O relator do recurso é o ministro Luís Roberto Barroso, cujo voto foi seguido pela maioria do plenário no julgamento de dezembro. Apesar da pressão da oposição, a tendência é de que Barroso mantenha sua posição na próxima quarta-feira. O ministro já recebeu vários deputados da oposição em audiência e deve repetir o encontro antes do julgamento desta semana. No STF, há também um grupo de ministros que defende a mudança em trechos da decisão tomada em dezembro. Mas nem mesmo estes acreditam que a corte vai modificar o entendimento.

Senado

Pela decisão do STF, a presidente só será afastada de suas funções, em até 180 dias, se os senadores aceitarem a denúncia que chegar da Câmara. A aprovação deve ser por maioria simples – ou seja, metade dos senadores mais um. A autonomia dada ao Senado dá uma nova esperança ao Palácio do Planalto, que conta com o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para enterrar de vez o processo. Se o objetivo do governo não for atingido, na votação final no Senado são necessários dois terços dos senadores para condenar a presidente.

No recurso, o presidente da Câmara reclamou especialmente da suposta interferência indevida do STF em assuntos internos do Congresso, o que seria considerado um desrespeito ao princípio da separação de Poderes. Cunha propôs ao STF embargos de declaração – um tipo de recurso que serve para elucidar omissões, dúvidas e imprecisões de uma decisão judicial. Em tese, os embargos não se prestam a mudanças na decisão, a menos que haja um erro crasso.

Publicidade

Os ministros do tribunal avaliam que as chances de modificar qualquer aspecto do julgamento sejam remotas no julgamento de embargos de declaração. Isso porque o julgamento ocorreu há pouco tempo, e a composição do tribunal não sofreu qualquer alteração desde então. Para haver mudança, algum ministro teria de mudar de ideia, o que é pouco provável.