• Carregando...
 |
| Foto:

O ex-governador Roberto Requião (foto), candidato do PMDB ao Senado, já confidenciou a amigos seus planos para a próxima semana. Passando a eleição, Requião disse que vai se dedicar a Orlando Pessuti (PMDB). Engana-se quem pensa que haverá qualquer tipo de ajuda de Requião para o término do governo. O ex-governador não esqueceu que Pessuti demitiu aliados políticos dele do governo. Os ataques, segundo uma pessoa próxima a Requião, vai partir de todos os lados. Inclusive dos deputados na Assembleia Legislativa.

Ficha Limpa

Na véspera das eleições, o número de candidatos aos cargos de presidente, governador, senador e deputado federal cadastrados no site Ficha Limpa (fichalimpa.org.br) é de apenas 77, e representa 1,1% dos políticos que concorrem a estes cargos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 6.482 pessoas disputam estas vagas.O portal, criado pelo instituto Ethos no final de julho, reúne candidatos que se comprometem a prestar contas de campanha, pela internet, em tempo real, e que estejam em dia com a Lei da Ficha Limpa. O instituto Ethos acredita que o pequeno número de inscritos se deve à exigência de que os candidatos disponibilizem um site com prestação de contas da campanha atualizadas semanalmente, com informações sobre doações e despesas, com CPF ou CNPJ das pessoas e empresas doadoras e recebedoras.

Em alta - Marina Silva

A candidata do PV à Presidência conseguiu subir alguns pontos nas últimas pesquisas de intenção de votos. O crescimento de Marina é apontado por especialistas como uma reação do eleitorado à disputa polarizada entre os dois partidos – PSDB e PT – que vêm comandando o país nos últimos 16 anos. As pesquisas mostram que a candidata aperece muito atrás do segundo colocado, José Serra, mas a ex-ministra aposta na "onda verde" para conseguir ir ao segundo turno contra Dilma Rousseff.

Em baixa - Beto Richa

As ações do tucano barrando a divulgação de pesquisas com as intenções de voto no estado deixaram "no escuro" os eleitores paranaenses. Alegando que a metodologia usada pelos intitutos estava errada, Beto Richa conseguiu na Justiça a proibição da divulgação de 8 pesquisas. O curioso é que o Datafolha e o Ibope alegam que os levantamentos barrados foram realizados da mesma forma dos do início da campanha, que mostravam o tucano muitos pontos à frente de Osmar Dias.

Distorção

O candidato ao Senado pelo PP, Ricardo Barros, tem explorado em sua campanha eleitoral na tevê uma reportagem publicada na Gazeta do Povo, na qual os principais candidatos às duas vagas de senadores pelo estado aparecem mostrando o posicionamento sobre vários temas. Barros alega que foi o único concorrente a se declarar contra o casamento gay na igreja. A reportagem da Gazeta não questionou os candidatos sob o enfoque religioso. Gustavo Fruet (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) se declararam a favor da união homossexual civil.

Nos EUA

Uma das manchetes do jornal norte-americano Wall Street Journal de ontem é "Ex-guerrilheira no topo do poder no Brasil", em referência a uma possível vitória da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), no primeiro turno, amanhã. Segundo o jornal, até recentemente Dilma era uma burocrata pouco conhecida e agora a economista, de 62 anos, deve conseguir adicionar outro título ao seu currículo, além de guerrilheira de esquerda, presa política e sobrevivente ao câncer: o de primeira mulher presidente do Brasil.

Pinga-fogo

"Ela [Dilma Rousseff] teve três oportunidades pra me perguntar. Não perguntou. Eu tive uma. Mas nessa uma veio por sorteio um tema pré-determinado e eu preferi perguntar pra outra pessoa."

José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB, justificando não ter feito perguntas a petista no debate da TV Globo, quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]