• Carregando...

Brasília (Folhapress) – Um incêndio no prédio onde funcionava o comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destruiu ontem os processos contra devedores da Previdência Social. Não está descartada a hipótese de ato criminoso. Segundo o Corpo de Bombeiros, esse foi o maior incêndio ocorrido em Brasília nos últimos dez anos. O incêndio começou antes das 7 horas, quando ainda não havia funcionários no local, e só foi controlado por volta das 11 horas.

Dos dez andares do edifício, os seis últimos foram totalmente destruídos pelo fogo. Um laudo pericial sobre as causas do incêndio será elaborado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Federal e ficará pronto em 15 dias. "Não descarto e nem encarto. Não tenho a menor condição de saber", declarou o ministro da Previdência, Nelson Machado, ao ser questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de incêndio criminoso.

Os setores mais afetados foram os de Orçamento, Finanças, Logística, Recursos Humanos e a Secretaria de Receita Previdenciária. A secretaria é responsável pela arrecadação e fiscalização de contribuições previdenciárias. Com o fogo, foram destruídos os processos de cobrança (autos de infração) de devedores da Previdência, tais como empresas e entidades filantrópicas.

Segundo o Ministério da Previdência, isso não significa perda no controle da cobrança da dívida administrativa. Parte dos dados já está nos sistemas eletrônicos da Previdência. O ministro reconheceu, porém, que provas materiais que foram destruídas podem ser irrecuperáveis. Ele acrescentou que o INSS fará um levantamento dos prejuízos materiais e perda de documentos. "É praticamente impossível responder agora se tudo tem recuperação."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]