• Carregando...
 |
| Foto:

STF condena José Dirceu e mais nove por formação de quadrilha

Etapa das condenações e absolvições do processo do mensalão terminou ontem. Supremo começa agora a definir as penas dos condenados

Leia a matéria completa.

A 39.ª sessão destinada ao julgamento do mensalão terminou ontem com 10 condenações, duas absolvições e um caso de empate na apreciação do crime de formação de quadrilha. Com a decisão de ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) se encaminha para finalizar o processo.

No total, foram condenados 25 dos 37 réus, por diferentes crimes. Nove pessoas foram absolvidas de todas as condenações a que respondiam. Há ainda três casos indefinidos – o julgamento de todos os crimes a que eles respondiam terminou empatado em cinco a cinco e os ministros do STF agora ainda terão de decidir o que fazer.

O julgamento começou em 2 de agosto. Nos primeiros dias, foi feita a leitura da denúncia, enviada pelo Ministério Público Federal. Os advogados de defesa tiveram sete sessões para fazer a defesa dos réus e na 10.ª sessão os ministros começaram a votar.

Para analisar o caso, o STF teve de dividir o caso em capítulos. Cada uma das sete "fatias" do julgamento tratava de um núcleo criminoso, como lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, gestão fraudulenta. Nas próximas sessões, que acontecem hoje, quarta e quinta-feira, os ministros devem decidir os casos de empate e calcular as penas dos condenados.

Clique aqui e veja o infográfico em tamanho maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]