• Carregando...
Artagão de Mattos Leão toma posse como presidente do TC. Ao fundo, o vice-presidente, Durval Amaral. | Marcelo Andrade/Agência Gazeta do Povo
Artagão de Mattos Leão toma posse como presidente do TC. Ao fundo, o vice-presidente, Durval Amaral.| Foto: Marcelo Andrade/Agência Gazeta do Povo

Novo relator

Ex-procurador do estado vai analisar contas do governo

Conforme determina a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado (TC), o conselheiro Ivan Bonilha foi sorteado para analisar as contas do governo no exercício de 2013, que serão julgadas pelo Tribunal em 2014.

O ex-procurador do Paraná assumiu o cargo de conselheiro do TC em 2011, com apoio do próprio governador Beto Richa (PSDB) e da bancada que lhe dá apoio na Assembleia Legilativa.

Ivan Bonilha é servidor de carreira do TC, onde ingressou em 1993. Foi titular da Diretoria Jurídica da Casa e ocupou cargos em comissão de assessor jurídico.

O atual conselheiro foi procurador do município de Curitiba de 2005 a 2010, e Procurador-Geral do Estado entre janeiro e julho de 2011. Bonilha também exercia a função de conselheiro na Copel e na Sanepar.

O conselheiro Artagão de Mattos Leão tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na tarde desta quinta-feira (17). Durval Amaral assumiu o cargo de vice-presidente e Ivan Bonilha o de corregedor-geral, todos com mandato até final de 2014.

Rodeado por familiares, entre eles o filho, o deputado estadual Artagão Jr. (PMDB), o novo presidente discursou prometendo seriedade aos processos avaliados pelo tribunal e prioridade ao treinamento dos funcionários. A posse também foi marcada pela emoção de Fernando Guimarães, que deixou o cargo, diante das homenagens e discursos dos colegas.

Estiveram presentes na solenidade, o governador Beto Richa (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), o presidente da Câmara da capital, vereador Paulo Salamuni (PV) e outras lideranças políticas.

Perfil

Artagão de Mattos Leão, que já foi deputado estadual por três legislaturas, também já ocupou o gabinete da presidência do TCE de 1996 a 1998. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele disse que se valerá de sua experiência anterior, embora não negue que os tempos mudaram. "Hoje tudo está na internet, tudo é público", compara.

Ainda que afirme ter um perfil de administração diferente de seu antecessor, o novo presidente garante que continuará com as ações para dar transparência ao órgão, que recentemente lançou seu novo portal na internet.

Veja alguns trechos da entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]