• Carregando...

"Pensei que o governador daria uma coletiva para explicar os resultados da viagem à Europa e ao Japão, mas pelo que estou notando veio com o instinto de exterminador do futuro."

Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição, sobre os atritos provocados pelo governador assim que retornou de uma viagem de 15 dias.

Primeiro, o governador tratou de escalar o irmão Maurício Requião (PMDB) para apresentar um pedido de expulsão do deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior. Ninguém no PMDB estava disposto a ficar contra o filho do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, por ter votado a favor de uma comissão especial para investigar os gastos de publicidade do governo. "As brigas internas internas deles (governistas) chegaram a um ponto que estão roubando a nossa cena", provocou Valdir Rossoni, da oposição.

Artilharia 2 – O governador também tratou de colocar para fora de sua equipe de colaboradores que já estavam na corda bamba, como o secretário especial Luiz Caron. Oficialmente, Caron é que teria pedido exoneração depois de uma carta aberta de seu filho repudiando o governador."Quero que ele não tenha mais condições de empregar mais nenhum parente incompetente seu. Quero fazer os Melo e Silva trabalharem ao menos uma vez na vida sem mamar nas tetas do erário", escreveu Guilherme Caron.

Parou – A confusão no governo deixou a oposição assistindo de camarote. Para o líder do PDT, Luiz Carlos Martins, a situação é grave porque, enquanto Requião entra em rota de colisão com aliados, o governo está parado, sem programas ou projetos. "Mas não é hora de colocar mais lenha na fogueira nem de jogar água. A oposição tem o papel agora de alertar para os problemas com responsabilidade."

Inverso – As divergências internas no PMDB estão até nos temas que não dizem respeito ao Paraná. Enquanto o líder do PMDB, Waldyr Pugliesi, faz discursos diários elogiando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o deputado federal Max Rosennmann defende o rompimento das relações diplomáticas com o país. Max fez um apelo na tribuna da Câmara Federal ao presidente Lula para o Brasil cortar relações se Chávez não reabrir o canal de televisão venezuelano.

Anti – O PMDB ainda não engoliu o voto de repúdio aprovado na Assembléia Legislativa tornando Hugo Chávez persona non grata no Paraná. O autor do requerimento, Ney Leprevost (PP), diz que recebeu várias críticas quando apresentou o título em fevereiro, mas a decisão do presidente de fechar o canal venezuelano fez muita gente refletir melhor. "Isso só confirma que o presidente não respeita a liberdade de expressão, é um ditador e uma influência nefasta para toda a América Latina", disse.

Genro – Em Brasília, o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) está sendo comparado à deputada federal Luciana Genro (PSol), devido às confusões que se metem contra os governos que os respectivos pais, os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Tarso Genro (Justiça), defendem. Nesta semana, chegaram a comentar com Stephanes, o pai, que cada um tem a "Luciana" que merece.

No muro – O PSDB vai definir o perfil político da comissão especial de investigação da publicidade do governo que será formada nesta semana. Como o governo terá três deputados – dois do PMDB e um do PT – e a oposição outros três – PSB, PP e DEM –, o nome do PSDB terá peso. O ambiente deve ser favorável ao governo porque a indicação será feita pelo líder do PSDB, Luiz Nishimori, aliado de Requião que está até sendo ameaçado de expulsão por não estar na oposição.

Projeto – O governo estadual enviou à Assembléia Legislativa o anteprojeto de lei que garante a continuidade das isenções e reduções na cobrança de ICMS para micro e pequena empresa. Conforme a assessoria do governo, a regulamentação é necessária para que os benefícios de redução tributária concedidos a micro e pequenas empresas sejam mantidos quando forem enquadradas no Simples Nacional – o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições – a partir de 1.º de julho.

Pinga-Fogo

A Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa vai promover uma audiência pública em Londrina, onde a criminalidade está deixando a população aterrorizada. --- O presidente da comissão, Mauro Moraes (PMDB), aguarda o deputado Antônio Belinati (PP) confirmar a data e o local para convocar autoridades da área de segurança e representantes da população. --- Crítico do governador Roberto Requião, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB) decidiu participar da Escola de Governo na terça-feira. --- Diz que vai para ser solidário ao governador na luta contra o pedágio. --- Na reunião semanal do secretariado, o subprocurador-geral da República, Aurélio Rios, e o analista do Tribunal de Contas da União Adalberto Vasconcelos farão palestra sobre concessão de rodovias federais. --- O presidente da comissão de Reforma Tributária da Assembléia, Reni Pereira (PSB), quer convocar a direção da Receita Estadual para pedir explicações sobre o não-cumprimento da lei que reduz impostos para importação via terrestre de 12% para 3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]