• Carregando...
Vilalba: oito histórias em quadrinhos sobre ditadura no Paraná | César Machado/ Gazeta do Povo
Vilalba: oito histórias em quadrinhos sobre ditadura no Paraná| Foto: César Machado/ Gazeta do Povo
 |

Série Pátria Armada, Brasil

Leia aqui matérias da série de reportagens

O artista gráfico da Gazeta do Povo Robson Vilalba venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. Ele ganhou na categoria "Artes" com o trabalho desenvolvido para a série "Pátria Armada, Brasil", publicada pela Gazeta entre março e abril deste ano.

A série rememorou os principais fatos históricos dos 21 anos da ditadura militar e do golpe de 1964, que completou 50 anos em 2014. Vilalba desenhou oito histórias em quadrinhos que relataram fatos ocorridos no Paraná durante a ditadura. O trabalho foi publicado juntamente com reportagens de texto sobre o período.

Vilalba diz que a ideia do trabalho era recuperar episódios pouco contados da história paranaense. Para isso, além de pesquisar em livros e jornais da época, ele teve a ajuda de historiadores e jornalistas, como Jefferson de Oliveira e Milton Ivan Heller. Em parceria com o repórter Euclides Lucas Garcia, entrevistou várias fontes sobre os assuntos escolhidos. O trabalho de Vilalba também deve virar livro nos próximos meses, a ser publicado pela editora 8INVERSO.

O prêmio, que está em sua 36.ª edição, homenageia Vladimir Herzog, jornalista brasileiro assassinado por agentes da ditadura em 1975.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]