Manifestantes protestam em frente à Justiça Federal, em Curitiba| Foto: Kelli Kadanus/Gazeta do Povo

Cerca de 20 pessoas participam neste sábado (4) de um ato de apoio ao juiz federal Sergio Moro, em Curitiba. O ato ocorre em frente à Justiça Federal, local de trabalho do magistrado que conduz as investigações da Operação Lava Jato em primeira instância. A concentração começou por volta das 15 horas.

CARREGANDO :)

Além do apoio a Sergio Moro, os manifestantes também pedem o fim do foro privilegiado e o resgate do projeto original das “Dez Medidas Contra a Corrupção”, proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e que foi desfigurado pela Câmara dos Deputados no ano passado.

Os manifestantes também criticam a escolha dos presidentes da Câmara e do Senado nas eleições que ocorreram nessa semana. Tanto o presidente eleita na Câmara, Rodrigo Maia (DEM), quanto do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), são citados em depoimentos de colaboração premiada de executivos da Odebrecht.

Publicidade

Como funciona o sorteio que definiu Fachin como relator da Lava Jato?

Leia a matéria completa
Veja também
  • Ex-presidente peruano teria recebido milhões em propinas da Odebrecht
  • Líder do PMDB no Senado, Renan não descarta disputa no voto pela CCJ

“Foi um tapa na cara do povo”, disse Narli Resende, uma das organizadoras do ato, em relação as eleições no Congresso. “O foco é a Operação Lava Jato, o Sergio Moro, o fim do foro privilegiado”, explica a organizadora do protesto.

“Hoje é um ato de volta as atividades de 2017. Estamos aqui apoiando a Lava Jato”, disse a coordenadora do Acampamento da Lava Jato Paula Milani.

“Estamos na rua para pressionar os políticos. Eles não vão fazer o que querem em Brasília”, disse o coordenador do movimento Curitiba Contra a Corrupção Cristiano Roger. O grupo pede a punição de todos os envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.

Publicidade

Justiça Federal

O local do ato foi escolhido por ser onde trabalha o juiz federal Sergio Moro, segundo Narli. “A gente vai ficar aqui porque é a casa deles [da força-tarefa]”, alegou.

Na última manifestação, no início de dezembro, cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes, de acordo com a organização. Os manifestantes pediam, principalmente, a saída de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado.

A manifestação desse sábado foi organizada pelos grupos Curitiba Contra a Corrupção e Acampamento da Justiça Federal, com o apoio dos grupos UFPR Livre e Intervencionistas. O último defende uma “intervenção militar constitucional”.