Renan Calheiros sugeriu, em conversas, mudanças na legislação para impedir delação premiada de quem já está preso.| Foto: Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado

A zona de conforto do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está ameaçada. Além da divulgação de conversas gravadas pelo ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, que levantaram suspeitas sobre possíveis interferências do senador nos rumos da Operação Lava Jato, há a possibilidade de que as delações em negociação com executivos da Odebrecht e da OAS comprovem o envolvimento de Renan em esquemas de corrupção.

CARREGANDO :)

Segundo reportagem publicada pelo jornal Valor, o Ministério Público Federal (MPF) estaria estudando a possibilidade de pedir o afastamento do alagoano da presidência do Senado. O argumento é que Renan estaria utilizando o cargo para obstruir a Justiça.

Veja também
  • Delação de filho de ex-presidente da Transpetro preocupa PMDB
  • Governo FHC comprou votos para aprovar reeleição, diz delator da Lava Jato
  • Juiz Sergio Moro diminui pena de Dirceu em três anos
Publicidade

Em uma das conversas gravadas por Machado, o presidente do Senado sugere mudanças na legislação, para impedir a delação premiada de quem já está preso. “Só pode fazer delação... Só pode solto, não pode preso. Isso é uma maneira e toda a sociedade compreende que isso é uma tortura”, disse ele. Renan também diz que tentou barrar a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O Valor também cita o conteúdo da delação de Machado e do filho dele, Expedito Machado Neto, como fatores que justificariam o pedido de afastamento. Neste caso, o pedido do MPF seria semelhante ao que foi proposto contra Eduardo Cunha, afastado da presidência da Câmara dos Deputados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Há, porém, muitas diferenças entre o caso de Cunha e o de Renan. O deputado federal é alvo de um pedido de cassação que tramita no Conselho de Ética da Câmara desde outubro de 2015 – o mais longo da história. O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), entregou nesta quarta-feira (01) a Janot um relatório com uma série de manobras de Cunha que afetaram a tramitação do processo de cassação. Renan não sofre nenhum tipo de investigação semelhante.

Empreiteiras

O golpe mais duro contra Renan – e muitos outros políticos – deve vir das delações premiadas que estão sendo negociadas pelo presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e por Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Os dois assinaram termos de confidencialidade com a força-tarefa da Lava Jato, primeiro passo para a formalização do acordo.

Publicidade

Léo Pinheiro teria negociado com Renan Calheiros a votação de projetos de interesse da empreiteira no Congresso. Em 2014, a OAS fez doações ao diretório estadual do PMDB em Alagoas, que repassou R$ 1,9 milhão para a campanha de Renan Calheiros Filho, eleito governador.

A Odebrecht fez o mesmo, e doou R$ 829 milhões a Renan Filho, conforme a prestação de contas disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há outros elementos envolvendo a empresa e o senador Renan Calheiros que precisam ser elucidados, como a planilha apreendida durante a 26ª fase da Lava Jato. No material, que constam o nome de 300 políticos de todo o Brasil, ao lado de valores em dinheiro, Renan aparece com o codinome “Atleta”. Ele aparece em tabelas que supostamente fariam menção a “parceiros históricos”.

Por enquanto, Renan ainda é tido como um parceiro importante em meio à turbulência política desencadeada pelo andamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff e o afastamento de Eduardo Cunha. Na gestão interina de Michel Temer, Renan continua dando as cartas, mesmo após a divulgação das gravações de Sérgio Machado. Ele deu o aval para a nomeação de Torquato Jardim como ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, em substituição a Fabiano Silveira, que caiu após divulgação de áudios feitos por Machado.

Antes de passar a borracha, precisa fazer três coisas, que alguns do Supremo [inaudível] fazer. Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Primeira coisa. Porque aí você regulamenta a delação e estabelece isso.

Renan Calheirosem conversa com Sérgio Machado sobre mudanças na delação premiada.

Eu tentei… Mas eu estava só.

Renan Calheirosem conversa com José Sarney sobre mudanças na delação premiada.
Publicidade