• Carregando...

O novo santo brasileiro, Frei Galvão, está em alta antes mesmo da cerimônia oficial a ser comandada pelo Papa Bento XVI, marcada para 11 de maio na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo. A produção das "pílulas do Frei Galvão" aumentou 50% para atender à procura.

As pílulas, distribuídas gratuitamente em mosteiros, são pedacinhos de papel (comestíveis) com uma mensagem religiosa.

Apenas na cidade de Guaratinguetá, a 176 km da capital paulista, no Vale do Paraíba, onde o frei nasceu e morou até os 13 anos, a produção mensal passou de 60 mil para 90 mil unidades.

Mosteiro

No Mosteiro da Luz, na capital paulista, onde está a igreja do Frei Galvão, a fila de fiéis na porta do convento cresce a cada dia. São distribuídas diariamente cerca de 5 mil unidades. O Mosteiro, que encerrava a distribuição de pílulas na hora do almoço, agora fica aberto das 9h às 16h45.

Trabalho

As pílulas são feitas manualmente por 13 freiras, que vivem em clausura. Elas enrolam o papel arroz num canudinho minúsculo para dar a forma. A oração inscrita é: "Ó Virgem Maria, depois do parto permaneceste virgem. Intercedei por nós. Amém".

Quando tomam as pílulas, os fiéis esperam por um milagre.

As pílulas começaram a ser distribuídas entre 1785 e 1788. A freira Célia Cadorin, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, conta que o frei recebeu a visita de dois homens, um com a mulher sofrendo em um parto e outro com um filho com problemas no rim. Sem poder atender aos dois, mandou uma oração, que cortou em três pedaços e pediu para que fossem ingeridas como remédio.

Mãos machucadas

Thereza Maia, diretora do Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá, prevê que a fama do frei tende a crescer e ganhar o país. Ela diz que as freiras estão com as mãos machucadas por causa da fabricação das pílulas.

Cada fiel leva um envelope com três pílulas e uma novena. As pílulas devem ser tomadas no primeiro, quinto e último dia da novena. Em casos graves, o fiel ganha nove pílulas, uma para cada dia da novena.

Imagens

Segundo Luzinete Novais, do bazar do Mosteiro da Luz, a expectativa é que a procura pelas pílulas aumente até maio, quando ocorrerá a santificação. Ela disse que já aumentou a venda de imagens e medalhinhas do frei desde o início do ano.

Muita gente chega de outra cidade para buscar as benções. De acordo com a freira Célia, há até estrangeiros à procura de pílulas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]