Um Fokker 100 da TAM, que seguia para São Paulo, fez um pouso de emergência, na tarde desta quarta-feira, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, 80 passageiros tiveram que saltar da asa para a pista. Segundo a companhia aérea, logo depois da decolagem, houve uma pane no sistema hidráulico e nos equipamentos de navegação. Foram dez minutos de pânico, até o piloto conseguir voltar e fazer um pouso de emergência. Oito passageiros se recusaram a seguir viagem e tiveram que ficar num hotel da cidade até embarcar em outro vôo, na manhã desta quinta-feira.
- O avião não acelerava e nem pegava altura. Depois, começou a fazer um círculo - disse o metalúrgico Divanir Ricardo Lopes.
Passageiros falam sobre o incidente no saguão do aeroporto
Segundo o passageiro Fábio Logato, o comandante comunicou que estava com problemas e avisou a tripulação para se preparar para o pouso de emergência. Ao retornar à pista do aeroporto, os pneus do avião estouraram, aumentando o clima de tensão dentro da aeronave.
- Depois do susto pensei até em viajar de ônibus. A empresa colocou Airbus para nos levar, mas preferi deixar para viajar hoje (quarta-feira). Mas se fosse num Fokker-100 eu não iria afirmou Fábio Longato.
Outra passageira, a comerciante Rosana Pina, disse que o comandante avisou que o avião apresentava problemas antes mesmo de decolar.
- Foi isso que ele falou: 'Nós já saímos de Brasília com problemas. Nós levantamos com um pequeno problema. Devido a todo esse histórico, é melhor a gente retornar e fazer o pouso em Campo Grande - relatou a comerciante.
- Depois que parou, começou a sair fumaça do sistema de ar condicionado. Todo mundo entrou em pânico - contou o engenheiro Vinícius Mahari.
Alguns passageiros chegaram a passar mal.
- Começamos a passar mal. Todo mundo entrou em pânico, dizendo: 'Queremos sair daqui, queremos sair daqui' - comentou uma outra passageira.
- Pulamos todos na asa e para o chão, a uns dois metros de altura - calculou um senhor.
O Aeroporto de Campo Grande não chegou a ser fechado por causa do incidente. De madrugada, a maior parte dos passageiros seguiu viagem para São Paulo em um outro vôo e chegou bem. Técnicos da TAM começaram na quarta-feira a fazer uma vistoria no avião para descobrir a causa do incidente.