A Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) participou diretamente de campanhas eleitorais do PT e, por meio de seu antigo presidente, Luís Malheiro, chegou a pedir votos para o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva e para outros nomes do partido, entre eles Ricardo Berzoini, ex-presidente da sigla. A suspeita foi levantada por integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Bancoop, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

CARREGANDO :)

Cópia de uma carta que teria sido redigida por Malheiro em 2002 chegou às mãos de parlamentares do PSDB. Hoje, o documento será juntado aos autos da CPI, que investiga denúncias - de suposta lavagem de dinheiro, desvio de recursos dos cooperados e fraudes - contra a cooperativa.

Na carta atribuída a Malheiro, ele pede "aos amigos cooperados que confiem seu voto ao Ricardo Berzoini para deputado federal". "Sua reeleição é muito importante para o cooperativismo e para os trabalhadores", diz o texto. "Sua influência levou ao programa de governo do Lula. O Brasil precisa de parlamentares como ele."

Publicidade

A CPI vai apurar quem enviou e quem pagou as despesas com a postagem da carta. "É uma questão relevante saber se foi o Malheiro quem mandou a carta ou se foi a Bancoop quem mandou e pagou", disse o deputado Bruno Covas (PSDB), relator da comissão. Ele ressaltou "o conteúdo do texto que enfaticamente pede votos e cita Vaccari".

Berzoini não respondeu ao telefonema do Estado. A Bancoop, por meio de sua assessoria, afirmou que "não tem conhecimento da carta". Alega que "nunca viu a carta e não tem conhecimento de nenhum pedido de votos ou de doação para campanhas de cunho eleitoral". Dirigentes da Bancoop estranham que a carta que chegou à CPI não tenha sido redigida em papel timbrado da cooperativa e dela não conste a assinatura de Luís Malheiro, apenas o seu nome datilografado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também
  • CPI da Bancoop ouve mais quatro cooperados lesados
  • CPI da Bancoop aprova convocação de Vaccari e de Blat
  • Comissão aprova discutir elo do mensalão com Bancoop
  • Vaccari só aceita acareação com doleiro sob convocação
  • Vaccari nega desvio de recursos da Bancoop