• Carregando...
Vista de Londrina: PF não informou se os mandados cumpridos na cidade estão ligados ao ex-ministro. | Roberto Custódio /Jornal de Londrina/Arquivo
Vista de Londrina: PF não informou se os mandados cumpridos na cidade estão ligados ao ex-ministro.| Foto: Roberto Custódio /Jornal de Londrina/Arquivo

A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (23) em Londrina durante a deflagração da Operação Custo Brasil – desdobramento da Lava Jato conduzido pela Justiça Federal de São Paulo. A assessoria de imprensa da PF de São Paulo, responsável pela operação, não informou a quem pertencem os imóveis nos quais foram cumpridos os mandados de busca e nem se eles são ligados ao ex-ministro Paulo Bernardo, que foi preso em Brasília. Também não foi informado o que foi apreendido nos locais.

Londrina foi base eleitoral de Paulo Bernardo nos três mandatos obtidos por ele para a Câmara Federal – dois na década de 1990 e o terceiro, em 2002. Ele também foi candidato à prefeitura da cidade, em 1996, mas não chegou ao segundo turno. Apesar de o então prefeito Luiz Eduardo Cheida ter sido eleito em 1992 pelo PT e ter cumprido o mandato inteiro filiado ao partido, ele não apoiou Bernardo na sua sucessão – posteriormente, Cheida se filiaria ao PMDB, pelo qual cumpriu um mandato como deputado estadual.

Mato Grosso do Sul

Depois de não conseguir a terceira reeleição consecutiva para deputado federal, em 1998, Bernardo foi para o Mato Grosso do Sul, para ser secretário estadual na gestão do então governador Zeca do PT. Voltou a Londrina em 2001, no primeiro mandato de Nedson Micheleti (PT), que foi prefeito entre 2001 e 2008, e deixou o cargo no ano seguinte para conquistar o terceiro mandato como deputado federal, no mesmo ano em que Lula foi eleito presidente (2002).

Bernardo começou na política como militante de base no Sindicato dos Bancários de Londrina, base a partir da qual obteve os mandatos para a Câmara Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]