• Carregando...

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse nesta terça-feira ter ficado satisfeito com o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa "Roda Viva", da TV Cultura, que foi ao ar na noite de segunda-feira. Em entrevista ao site do PT na Internet, Berzoini disse que a entrevista mostrou um presidente Lula "espontâneo, equilibrado e tranqüilo". Eis a íntegra da entrevista de Berzoini ao site:

SITE DO PT: Qual a avaliação que o senhor faz da performance do presidente no Roda Viva?

BERZOINI: Foi uma postura aberta de discutir todos os assuntos com espontaneidade. Uma abertura que costuma ser rara entre governantes e que demonstra a tranqüilidade do presidente em relação a seu governo e aos assuntos da crise que nós vivemos.

SITE DO PT: A mídia costuma apontar um suposto distanciamento do presidente Lula em relação ao PT. Como o senhor analisa o posicionamento em relação ao partido, durante a entrevista?

BERZOINI: O posicionamento foi equilibrado. Como presidente da República, ele não pode nem pensar com a cabeça do PT, por ser o presidente de uma coalizão, e ao mesmo tempo, como mandatário maior do país, tem responsabilidade com todos os brasileiros, independente de partidos. Apesar disso, manifestou suas posições de maneira bastante franca. Inclusive sobre o esforço do PT de enfrentar os problemas do último período. Ele tem confiança que o PT vai conseguir restabelecer essa imagem pública e política.

SITE DO PT: O senhor destacaria algum tema específico?

BERZOINI: Foi muito bom, quase ao final, o presidente ter manifestado indignação com o tratamento que alguns deram com assuntos como a compra do avião. Acho importante, de vez em quando, que o presidente tenha essa reação humana de indignação. Infelizmente, na política, muita coisa é feita de maneira superficial, e acaba se perdendo a oportunidade de debater com franqueza que, de tempos em tempos, algum presidente vai ter que comprar um avião para se manter atualizado em termos de segurança e conforto. Achei importante ele fazer isso, da maneira mais indignada possível, porque mostra que também ele se sente incomodado quando críticas injustas são feitas.

SITE DO PT: Muito se falou de um certo alheamento do presidente Lula durante este período de crise política. Ontem, ele se posicionou mais aberta e claramente sobre seu papel e responsabilidades. Qual sua opinião sobre isto?

BERZOINI: O presidente da República nunca pode se envolver com o varejo de uma crise política. Aliás, com qualquer varejo. Tem que sempre preservar a instituição. À medida que o presidente tem se relacionado com a crise pontualmente, eu creio que ele faz o papel de estadista. E deixar o varejo da crise para o Congresso Nacional, que é o natural do parlamento: as investigações, as altercações entre partidos e parlamentares. O presidente do país não pode se confundir com isso.

SITE DO PT: O posicionamento do presidente em relação à mídia tem sido adequado? Ele deveria dar mais entrevistas como essa?

BERZOINI: Ele deveria dar entrevistas mais freqüentemente. Acho que o desempenho do presidente Lula neste tipo de situação é muito bom e afasta um pouco este vício que se faz em torno de versões e fatos, porque, com a entrevista, a população pode ouvir diretamente do presidente a sua opinião sobre fatos que chamam a atenção das pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]