• Carregando...

Tanto o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), como o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), têm a expectativa de ampliar seus respectivos blocos parlamentares a partir do reinício dos trabalhos na Assembléia. Para Dobrandino, a base de apoio deve se manter estável. "Mesmo com a proximidade das eleições estaduais, acredito que vamos conseguir manter a maioria na Casa, já que o governo está trabalhando bem, levando obras e implantando projetos em todo o estado", afirma Dobrandino.

Blocos 2 – Já para o líder da oposição, Valdir Rossoni, a expectativa é ampliar a bancada de oposição. "Acredito que assim haverá mais equilíbrio, o que seria melhor até para o próprio governo porque toda unanimidade faz mal à democracia", afirma o líder da oposição, cuja bancada soma oito deputados. Pelas contas dos governistas, a bancada de apoio ao governo conta com 35 a 45 dos 54 deputados.

Apoios – O posicionamento do deputado federal paranaense Nelson Meurer (PP) – o único a votar contra a prisão do empresário Marcos Valério na CPI dos Correios – recebeu o apoio de diversos políticos e juristas. Meurer justificou seu voto afirmando que "não é hora de montar palanque, temos que investigar e analisar com cuidado todos os documentos".

Em suspense – O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) decidiu suspender os debates sobre a proposta de resolução que regulamentará a intervenção em áreas de preservação permanente até que seja julgado o mérito da liminar concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim. O texto suspende a regra que possibilitava a retirada de vegetação em áreas como nascentes, beiras de rios e lagos, topos de morros e manguezais com autorização dos órgãos ambientais.

Homenagem – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, deve ser homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de cidadão honorário. Sorvos, que é prefeito do município de Nova Olímpia, assumiu a presidência da entidade no começo deste ano. A proposição foi apresentada pelo vereador Fábio Camargo (PFL).

Retorno – A Câmara de Curitiba volta do recesso na segunda-feia. O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), vai receber o prefeito Beto Richa (PSDB) e o vice Luciano Ducci (PSB) para a abertura dos trabalhos do segundo semestre. A pauta vai ser livre devido a solenidade.

Votações – As sessões com votação serão retomadas na terça-feira segundo o líder do prefeito na Câmara, Mário Celso Cunha (PSB). Na terça entrarão em pauta projetos sobre alvarás de clínicas de acupuntura, do vereador Luís Ernesto, e sobre política cultural no município, de autoria do presidente da Câmara.

Novo conselho – O vereador Stephannes Júnior (PMDB) apresentou na Câmara de Curitiba projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Política Racial. O conselho garantiria a promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, desenvolvendo políticas públicas em defesa dos afro-descendentes (negros e pardos).

Saidinha – A vereadora Julieta Reis (sem partido) já está mostrando que vai disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa. Nos cartões de congratulações por mais um ano de vida ela sempre assina com abraços da sua candidata a deputado estadual em 2006.

Contusão – Quando os trabalhos legislativos recomeçarem na próxima segunda-feira, o vereador tucano Luís Ernesto vai comparecer à sessão com uma grave contusão: uma costela quebrada durante a peregrinação que fez pelos bairros da cidade para ouvir a população. Segundo Ernesto, o problema não vai afastá-lo dos trabalhos legislativos.

Desarmamento – O deputado estadual Ratinho Júnior (PPS) se reúne, em Brasília, com o senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal Raul Jugman (PPS), ambos da frente parlamentar a favor do desarmamento. O tema do encontro será a articulação da campanha a favor do "sim" no referendo popular sobre desarmamento, que será realizado dia 23 de outubro.

Software livre – A utilização de programas abertos – Software Livre" – pela administração pública é uma proposta do vereador André Passos, que apresentou na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que trata do assunto. Um projeto semelhante já havia sido apresentado pelo ex-vereador do PT, Natálio Stica, e foi vetado pelo prefeito Cassio Taniguchi. Pelo projeto, os órgãos da prefeitura devem usar preferencialmente, em seus sistemas e equipamentos de informática, programas abertos, livres de restrição proprietária quanto a sua cessão e distribuição.

PINGA-FOGO

* O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) esteve ontem em Londrina participando do seminário "Desafios da Previdência Social".

* Membro da Comissão de Seguridade da Câmara dos Deputados, o parlamentar petista falou sobre os diferentes regimes de previdência.

* A Justiça Eleitoral de Astorga validou a candidatura do vereador Fernando Brambilla a prefeito de Santa Fé.

* Fernando é filho do prefeito afastado, Pedro Brambilla, foi eleito vereador e presidente da Câmara. Atualmente ele é vereador licenciado, tendo assumido como prefeito, atendendo a legislação.

* Como o TRE determinou a realização de novas eleições no município, Fernando Brambilla será candidato a prefeito.

* Na reunião realizada pelo PPS em Paranaguá ficou definida a candidatura do sindicalista Ademir Scomassão para a Câmara dos Deputados, como representante do litoral na chapa de candidatos do partido.

* O representante da região na Assembléia, deputado Waldir Leite, afirma que já está na hora do litoral ter um deputado federal. A ficha de filiação foi abonada pelo presidente da legenda no estado, Rubens Bueno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]