• Carregando...
Duda Mendonça, publicitário | Antônio Cruz/ABr
Duda Mendonça, publicitário| Foto: Antônio Cruz/ABr
  • Michel Temer (PMDB), vice-presidente

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) recomendação para que os bens dos publicitários Duda Mendonça (foto) e Zilmar Fernandes, absolvidos das acusações de envolvimento com o esquema do mensalão, continuem indisponíveis. De acordo com Gurgel, o bloqueio dos bens de Duda Mendonça e Zilmar deve ser mantido até que o STF julgue os eventuais recursos que poderão ser protocolados contra a decisão que condenou 25 réus. Os inconformados com o resultado do julgamento somente poderão recorrer depois que for publicada oficialmente a decisão. Não há previsão de quando isso ocorrerá e nem de quando os recursos serão julgados. Na manifestação encaminhada ao STF, Gurgel lembrou que, recentemente, o tribunal rejeitou um pedido de prisão imediata dos condenados sob a alegação de que os réus ainda poderiam recorrer.

Para saber

Responsáveis pela publicidade da campanha eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, os publicitários foram denunciados pela prática de lavagem de dinheiro e evasão de divisas pelo recebimento de pagamentos em contas no exterior. No entanto, acabaram sendo absolvidos. Segundo a maioria dos ministros da corte, não existiam provas de que Duda Mendonça e Zilmar sabiam da origem criminosa do dinheiro movimentado por meio de 53 depósitos no exterior.

É uma festa

O governo da presidente Dilma Rousseff caminha para ser o mais festivo dos últimos tempos. Em dois anos, Dilma gastou com festividades e homenagens quase o mesmo que foi desembolsado nos quatro anos do segundo mandato de Lula. Segundo informações da ONG Contas Abertas, entre 2011 e 2013, o governo desembolsou R$ 131,7 milhões com festividades. O equivalente a 91% do desembolsado nos quatro anos da gestão Lula.

Bolo e guaraná

Por falar em festa, o Diário Oficial da prefeitura de Curitiba publicou no início desta semana o chamamento público para os interessados em fornecer um bolo de 500 quilos e 300 litros de refrigerante do tipo cola, laranja, limão e guaraná. O bolo e a bebida são para a festa de aniversário da cidade, comemorado no dia 29 de março. O fornecedor das guloseimas não leva nada, mas tem direito de fazer propaganda durante a festa.

Anualmente

Os dirigentes das agências reguladoras, além dos ministros das Relações Exteriores, da Defesa e da Justiça vão precisar prestar esclarecimentos anuais ao Senado Federal a partir de agora. Os senadores mudaram na tarde de ontem o Regimento Interno da Casa que trata dessa questão. A medida passa a valer a partir da publicação no Diário do Senado. Com a alteração, essas autoridades serão convocadas todos os anos para falar sobre o exercício de suas atribuições ou o desempenho da agência.

Invasão

Símbolo da defesa do agronegócio no Congresso Nacional, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) teve uma fazenda de sua família invadida pelo MST ontem pela manhã. Cerca de 500 camponesas integrantes do MST entraram na propriedade localizada no município de Aliança (TO), ao lado da rodovia Belém-Brasília. Elas também interditaram as pistas nos dois sentidos da via.

Pinga-fogo

"São [acusações] injustas. Conheço bem o Chalita, um homem de ética inatacável."

Michel Temer (PMDB, foto 2), vice-presidente, defendendo o deputado e companheiro de partido Gabriel Chalita (PMDB-SP), investigado pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de corrupção e enriquecimento ilícito.

Colaborou: Guilherme Voitch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]