• Carregando...

A regulamentação da Lei de Libras, que obriga a formação de professores de nível superior e intérpretes em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), foi comemorada por portadores de deficiência auditiva. A regulamentação foi anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira. O decreto que institui essa norma foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 22 deste mês.

O representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Antônio Campos de Abreu, ressaltou que o Brasil é o primeiro país do mundo a regulamentar a língua de sinais.

- Há 79 países que já reconheceram os sinais como linguagem. Mas foi o Brasil quem primeiro regulamentou - afirmou Campos de Abreu.

O presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Antônio Duarte, acrescentou que a luta pela publicação e regulamentação da norma começou em 1983.

- Os ministros da Educação entravam e saiam. Com isso, nunca conseguimos nada - destacou.

A representante da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Carolina Sanches, disse, ainda, que a regulamentação do decreto traz uma nova perspectiva para os surdos, "a verdadeira inclusão, que permitirá a convivência e comunicação com pessoas surdas".

De acordo com ela, esse ato torna possível que, em pouco tempo, o Brasil alcance uma verdadeira inclusão social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]