Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parlamento inflado

Câmara de Ribeirão Preto quer criar 5 novas vagas para vereadores

Antes mesmo que a chamada PEC dos Vereadores fosse votada no Senado, os vereadores de Ribeirão Preto (SP) saíram na frente e aprovaram, em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (12), em primeiro turno, uma emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), que permite o aumento do número de cadeiras de 20 para 25, já a partir de 1º de janeiro de 2009. Outra sessão extraordinária, em segundo turno, ocorrerá no dia 22.

A emenda à LOM foi assinada pelo vereador Silvio Martins (PMDB) e outros colegas. O município teria que estar com a LOM adequada, senão, mesmo que o Senado aprove a PEC do aumento de vereadores, Ribeirão Preto não poderia criar as cinco novas vagas. Na votação, 15 dos 20 vereadores votaram favoráveis à emenda, uma vereadora foi contra, dois não votaram e dois faltaram.

O aumento de vagas será possível caso o Senado aprove a PEC que cria 7.343 cargos nas câmaras do Brasil. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o texto, que terá que ser votado em plenário em data ainda não definida. O projeto condiciona o total de vereadores ao número de habitantes. Pela proposta, todos os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores; os que tiverem mais de oito milhões de habitantes, terão 55 vereadores.

Recurso

O promotor da Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira, surpreso com a manobra, já que a sessão extraordinária foi convocada na noite de anteontem (11), disse que irá mover ação civil pública ou ação declaratória de inconstitucionalidade.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.