Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nepotismo

Câmara de SP determina que vereadores indiquem parentes para demissão

Casa quer cumprir decisão do STF, que proibiu nepotismo. Decisão pede que novos nomeados declarem não ter parentesco

A Câmara Municipal de São Paulo determinou nesta sexta-feira (29) que os vereadores indiquem à Secretaria de Recursos Humanos da Casa os nomes de servidores comissionados ou em funções gratificadas que tenham relação de parentesco até o terceiro grau.

Não foi definida data para que as informações sejam passadas nem para que as demissões sejam efetivadas. Na decisão, a Mesa da Câmara apenas determinou que as indicações sejam feitas "imediatamente". Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da Câmara, o prazo é segunda-feira (1º), quando os vereadores tomarão conhecimento da decisão.

A determinação visa atender a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), que publicou no "Diário Oficial da União" desta sexta a proibição do nepotismo nos três poderes.

O Supremo vetou a "nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau" para cargos de confiança ou de função gratificada em órgãos de estados, municípios, Distrito Federal e da União.

A determinação da Câmara de Vereadores de SP diz que "cabe aos senhores vereadores e ao servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, indicarem a eventual existência de parente que se enquadre na situação inserta na súmula".

A Mesa da Câmara pede ainda que os setores administrativos se adequem para exigir declaração dos novos nomeados de que não há parentesco.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.