Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nepotismo

Publicada súmula vinculante sobre contratação de parentes

Diário Oficial traz decisão do STF sobre nepotismo. Nomeação de parentes até 3º grau está proibida nos três poderes

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) traz a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu o nepotismo nos três poderes.

O Supremo vetou a "nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau" para cargos de confiança ou de função gratificada em órgãos de estados, municípios, Distrito Federal e da União.

A decisão de proibir a contratação de parentes foi tomada no dia 20 de agosto, em julgamento do STF. O tribunal declarou constitucional a Resolução 7/2005 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impede os órgãos judiciários de contratarem parentes de juizes, de chefes e servidores em cargos de direção.

A súmula vinculante, isto é, a decisão que estendeu os efeitos a outros poderes, foi tomada no dia seguinte, 21. Após a decisão, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados anunciaram que irão cumprir a decisão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.