• Carregando...

A campanha nacional contra a corrupção chegou oficialmente ao Paraná. A etapa paranaense do movimento foi lançada ontem na sede do Ministério Público (MP) do Paraná. Com o slogan "O que você tem a ver com a corrupção", a ação tem como objetivo levantar o debate na sociedade civil e criar uma cultura de legalidade, partindo do princípio de que a corrupção é um problema de todos.

A mobilização – de iniciativa da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp) em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos MPs dos Estados e da União (CNPG), o MP Estadual, a Associação Paranaense do MP e a Fundação Escola do MP (Fempar) – deve formar um fórum permanente de discussão, que desenvolverá, em um segundo momento, um plano de ações.

"O próprio nome da campanha é um indicativo do que se pretende. Todos tem a ver com a corrupção. Um dos propósitos é levar, a partir da reflexão, a noção de responsabilidade aos cidadãos", explicou o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Mayor Neto. A idéia, segundo ele, é conscientizar a comunidade – por meio de parcerias entre o MP, entidades civis, órgãos públicos e universidade, entre outros agentes – de que cada ato isolado de corrupção, independentemente da sua proporção, é responsável pelo quadro de corrupção que atinge o país.

Prevenção e repressão

Embora não tenham sido definidos os integrantes do fórum e as ações pontuais do movimento, um dos coordenadores, o promotor de justiça Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini, adiantou que elas serão de duas naturezas: a preventiva e a repressiva. Quanto à primeira, ele antecipa que o foco será a formação de uma cultura de legalidade, principalmente entre crianças e adolescentes. "É preciso criar uma cultura de honestidade e também a vontade de combater a corrupção. Por isso, muitas ações serão voltadas aos jovens, para que essa mentalidade seja incorporada naturalmente", disse.

Quanto à repressão, o procurador de justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto, que também é coordenador do movimento, ressalta que as prováveis ações serão voltadas à capacitação de promotores – a exemplo do curso realizado na última quinta-feira no MP estadual, "Fraudes em licitações e contratos administrativos" – e ao aprimoramento do combate à corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]