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Curitiba – Começa amanhã a propaganda gratuita para o referendo de 23 de outubro sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil. Serão nove minutos diários para cada uma das duas frentes parlamentares: Por um Brasil Sem Armas e Pelo Direito da Legítima Defesa. No rádio, os boletins serão veiculados às 7 horas e às 12 horas, e, na televisão, às 13 horas e às 20 horas.

A estratégia de campanha da frente do sim, a favor do desarmamento, é mostrar depoimentos de famosos e intelectuais. Segundo o secretário-executivo da frente pró-desarmamento, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), "é na base dos depoimentos deles que vamos passar à população que o desarmamento vai reduzir a violência".

Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Lenini e Xuxa, Pelé, Dom Paulo Evaristo Arns e mais 80 nomes conhecidos pelos brasileiros serão voluntários pela campanha em favor do desarmamento.

Do lado do não, contra o desarmamento, a frente parlamentar Pelo Direito da Legítima Defesa faz questão de enfatizar que o principal personagem de sua campanha será o cidadão brasileiro.

Sem entrar em detalhes de como será a campanha, a assessoria da frente afirma que pretende desmistificar de que realmente haverá um desarmamento. O presidente da frente contra o desarmamento, deputado Alberto Fraga (PFL-DF), já gravou seus depoimentos para as propagandas de rádio e tevê, que devem enfatizar a falácia que seria o desarmamento.

O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), um dos diretores da frente contra o desarmamento, diz que o "governo quer que prevaleça o desarmamento, e com o apoio da igreja e do Ministério da Justiça ficará mais difícil vencê-los". Ele confirma que a propaganda de sua frente "vai buscar esclarecer a população sobre a falácia do desarmamento."

O marketing da frente Pelo Direito da Legítima Defesa está sendo coordenado por Chico Santa Rita, consultor político que já participou de campanhas para Orestes Quércia e Mário Covas, além de ter sido coordenador da campanha que elegeu Fernando Collor de Melo presidente.

Elysio Pires, ex-coordenador de campanhas para Tancredo Neves e Itamar Franco, é quem está dirigindo o marketing do lado do sim, da frente Por um Brasil Sem Armas.

No Paraná, desde o dia 13 de agosto as duas frentes parlamentares já foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a fazerem propagandas em outdoors. Segundo Ratinho Júnior (PPS), delegado do Paraná da frente pró-desarmamento, não haverá campanha regional, por falta de recursos.

Ele acusa o lado do não de possuir o apoio da indústria de armas, e por isso já estariam fazendo propagandas em outdoors.

O deputado estadual Élio Rusch (PFL), líder da frente parlamentar Pela Legítima Defesa no Paraná, afirma que todas as propagandas estão sendo feitas a nível nacional.

"A propaganda regional é a do corpo a corpo. Faremos palestras e debates. Os outdoors são controlados pela frente nacional."

Os dois lados afirmam possuir argumentos e estatísticas que provam que estão corretos. Rusch acha que as pessoas de bem serão desarmadas mas os bandidos continuarão armados. "Com o estatudo do desarmamento, aprovado em 2003, já se dificultou bastante a compra de armas. Quem tem passagem na polícia, por exemplo, não pode comprar armas. Os bandidos vão continuar comprando armas no mercado negro."

Ratinho Júnior diz que os números estão a favor do sim, do desarmamento. "Temos argumentos muito bom para diminuir a questão de mortes e armas de fogo. Vamos esclarecer a população. Os números e as estatísticas estão a nosso favor."

Serviço: www.votonao.com.br / www.referendosim.com.br

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