Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
orçamento

Campos se compromete a investir mais em saúde

Campos e Marina: investimento de 10% seria feito já em 2015 | Divulgação/PSB
Campos e Marina: investimento de 10% seria feito já em 2015 (Foto: Divulgação/PSB)

O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e a vice em sua chapa, Marina Silva, assumiram ontem compromisso com o movimento social "Saúde mais 10", que pede o investimento de 10% do orçamento da União na área da saúde. Campos disse que será preciso fazer um ajuste, mas que a equipe trabalha com a possibilidade de alcançar a meta de 10% já em 2015. "Vamos chegar [ao governo] com o orçamento já votado. Vamos fazer uma adaptação ao orçamento de 2015 e conduzir para as metas", disse a jornalistas após o evento.

O tema da saúde pública foi escolhido para pautar a cerimônia de inauguração do comitê do PSB. Campos afirmou repetidas vezes que faltam recursos para a saúde. Além disso, argumentou que, enquanto estados e municípios têm de comprometer uma parcela do orçamento para a área da saúde, a União não aceita uma definição desse tipo. "Só a União que não tem que ter uma obrigação e as pessoas estão morrendo nos hospitais, por falta de maternidade, por falta de UTI, então temos que saber qual é a prioridade", disse o candidato.

O ex-governador de Pernambuco evitou criticar diretamente o programa do governo federal Mais Médicos e não respondeu se acabaria com o programa, mas repetiu que a área da saúde necessita de recursos e de formação de recursos humanos. "Temos que ter uma política de recursos humanos, com planejamento para formação de pessoas na área da saúde."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.