• Carregando...
 |
| Foto:

Mauro Moraes nega candidatura

O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) não participou do debate interno dos pré-candidatos a prefeito de Curitiba pelo partido. Na segunda-feira (26/11), ele afirmou que não vai pleitear a vaga de candidato do partido à prefeitura de Curitiba. Lideranças do partido, porém, devem tentar convencer Moraes a voltar para o processo de escolha.

Apesar de o PMDB ter cinco pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, a disputa interna deve ficar entre o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e o ex-prefeito Rafael Greca, presidente da Cohapar. Lideranças do PMDB dizem que a boa participação de Greca nos eventos do partido estão cativando a maior liderança da legenda no estado, o governador Roberto Requião, que deve ser o voto de maior peso na escolha.

Além dos dois, disputam ainda a indicação do partido os deputados federais Rodrigo da Rocha Loures e Marcelo Almeida e o deputado estadual Stephanes Júnior. Ontem, todos eles participaram do segundo e último debate do partido para a escolha do candidato.

Depois da polêmica aberta na semana passada pelos presidentes do diretório do PMDB de Curitiba, Doático Santos, e do diretório estadual, Waldir Pugliesi, que divergiram sobre o processo de escolha do nome para a disputa, Requião no domingo garantiu que o candidato do PMDB à prefeitura não será selecionado por ele, mas pela legenda. Doático havia dito que a escolha do nome seria de Requião e Pugliesi tinha garantido que o processo de discussão ainda estava sendo feito e que o debate era uma peça desse processo.

Ontem, Doático voltou a defender que Requião é quem vai escolher o candidato, mas amenizou o tom. Disse que os debates foram determinados pelo governador, que quer ver a discussão interna no partido. "Não podemos ser hipócritas. O Requião é nossa principal liderança e ele vai indicar o nome", disse. Mas, segundo ele, o candidato ainda não está definido. "Acho que ele (Requião) tem preferência entre o Moreira e o Greca. Os outros não convenceram nem a eles mesmos de que são candidatos", disse Doático.

A aparição maior dos dois pré-candidatos em relação aos demais nos últimos eventos do partido é mais um sinal dessa tendência. Tanto na sexta-feira, em encontro para discutir a posição nacional do PMDB, quanto no domingo, na convenção municipal, os dois foram convidados para o palanque. E, no domingo, discursaram. Outros pré-candidatos não tiveram esse privilégio.

Mas os pré-candidatos dizem acreditar na discussão interna do partido. "O Doático falta com respeito quando diz que o Requião vai escolher. Mesmo que seja verdade, espero que a escolha não seja do melhor pelego e sim da melhor proposta", disse Stephanes Júnior. Para Rocha Loures, ainda há espaço para articulações internas que levarão à indicação do nome. "Para ser candidato, 50% é querer e o restante é articulação política. Não acredito que o Requião vai anular o direito de escolha do partido", afirmou Loures. Moreira disse que está na discussão para contribuir. "Com segurança e tranqüilidade, o PMDB vai escolher o melhor nome". Almeida afirmou que se a disputa estiver mesmo entre Greca e Moreira, Requião deve optar por Moreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]