• Carregando...

O candidato do PSOL ao governo do Pará, Edmilson Rodrigues, defendeu a idéia de separatismo, com a criação de um novo estado em território paraense. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva em Santarém, oeste do Pará. Na inauguração do comitê de campanha no município, Edmilson, que já foi prefeito de Belém pelo PT, afirmou que seria favorável à divisão territorial do Pará se morasse na região oeste.

- Se eu vivenciasse um dia-a-dia de abandono a que essa região está submetida eu também iria querer a divisão territorial do estado - afirmou o candidato.

A separação da região oeste do Pará é uma antiga reivindicação de políticos e empresários principalmente de municípios como Santarém, que desejam criar o estado do Tapajós, tendo Santarém como capital. Formada, na maioria por pessoas de outros estados, a região oeste é palco de alguns dos principais conflitos agrários no Pará.

Edmilson Rodrigues disse que o "descaso" do governo estadual, em relação ao oeste paraense, gera insatisfação na população, o que produz movimentos emancipatórios, como o que briga pela criação de uma nova unidade da federação no oeste paraense. Evitando se comprometer diretamente com a polêmica questão, Rodrigues enfatizou, logo depois, que o Pará tem muito mais força e poder de barganha se continuar unido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]