Valentini: um eleitor foi impedido de votar e houve pessoas que não encontrou seu nome na relação de votantes.| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

O candidato Moacir Luiz Pereira Valentini (PMDB), derrotado na eleição à prefeitura de Jussara, na Região Noroeste do Paraná, pretende ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral para reverter o resultado das urnas. Valentini perdeu por apenas um voto de diferença para a candidata Luciana Mara Tachini Barbosa, que obteve nas urnas 1.876 votos contra 1.875 de Valentini.

CARREGANDO :)

Valentini alega que, além de um eleitor seu ter sido impedido de votar, houve problemas em várias urnas do município. "Um candidato a vereador foi impedido pela Justiça Eleitoral de votar por estar respondendo a um processo, além de outros fatos que estão chegando ao conhecimento do partido. Urnas ficaram por horas sem funcionar e pessoas que foram até o local de votação não encontraram o nome na lista. São fatos", diz Valentini, que acredita em uma reversão no resultado.

"Estamos levantando todos os casos e passando ao advogado que pretende anexar a ação. Sabemos das dificuldades, mas vamos lutar para reverter essa diferença", lembra Valentini, que por dois mandatos foi vereador e atualmente exerce o cargo de vice-prefeito do município. "Não vamos deixar todo o trabalho de campanha ser jogado fora."

Publicidade

Dos 5.193 votos da eleição do domingo no município, 117 foram anulados e 47 foram em branco. Além disso, 474 eleitores deixaram de comparecer aos locais de votação.

De acordo com o juiz eleitoral Fabiano Berbel, a eleição em Jussara ocorreu sem nenhum problema. "Podemos afirmar com segurança que as eleições no município transcorreram sem qualquer problema que pudesse levantar suspeita do resultado." Berbel disse que o candidato tem o direito de se manifestar.

"Nesse tipo de situação, os interessados que perdem acabam procurando algum motivo para questionar. O eleitor que deixou de votar estava com os direitos políticos suspensos por conta de uma condenação criminal. Foi à única situação", explicou ele.

Para o juiz eleitoral, a reversão dos resultados da eleição em Jussara é impossível. "A eleição foi impecável. O resultado é legítimo e dificilmente alguém poderá fazer um questionamento sério, com argumentação e provas concretas. Não observo nenhuma possibilidade de reverter o resultado, pois não houve qualquer problema nos locais de votação."

Eleições apertadas

Publicidade

Jussara não foi a única cidade do Paraná com votação apertada. Em Moreira Sales, também no Noroeste, o candidato a prefeito Luiz Volpado (PMDB) foi eleito por uma diferença de dois votos. O segundo colocado, Célio Pedreiro (PR), obteve 3.182 votos contra 3.184 de Volpato. No município, com 8.305 eleitores, 611 não compareceram às urnas, 336 votaram nulo e 98 em branco.