• Carregando...

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), mudou ontem a direção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Sai Luís Henrique Fragomeni e entra Augusto Canto Neto. A mudança pode ser a primeira de uma série, em uma reforma do secretariado esperada desde a metade de dezembro.

Luís Henrique Fragomeni colocou o seu cargo e os de todos os atuais diretores à disposição do prefeito. Os motivos da demissão não foram divulgados. Em seguida o prefeito chamou Canto Neto em seu gabinete.

Funcionário de carreira do Ippuc desde janeiro de 1979, Canto Neto foi secretário Municipal de Obras Públicas de 1989 a 1996, nas gestões de Jaime Lerner e Rafael Greca, e secretário estadual de Obras, entre 1997 e 2002, também com Lerner. Ele deixa a presidência do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Seu substituto no ICS ainda não foi definido pelo prefeito, mas quem responderá interinamente pelo instituto é o diretor administrativo, Saburo Ito.

Canto Neto disse que pretende nomear uma nova direção forte e tem como prioridade a área de planejamento do município. Sobre o projeto do metrô, ele defende uma discussão mais ampla. "Em 1981 fiz minha primeira viagem pelo Ippuc para conhecer o sistema do Canadá. De lá para cá são 25 anos. Não adianta só falar em projeto, se não houver planejamento", diz.

As mudanças no secretariado de Richa não devem parar por aí. O PDT deve ganhar mais espaço na administração municipal, ainda sem definição de pasta. Além disso, a reforma deve atingir direções das regionais administrativas. Uma nova secretaria, do Trabalho, deve ser criada e comandada por um vereador. Manassés Oliveira (sem partido) foi cotado para o cargo.

A mudança do secretariado de Richa vem sendo discutida desde dezembro. A última mudança na administração municipal foi feita em março do ano passado, quando três secretários e um superintendente saíram para serem candidatos nas eleições de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]