Estudantes entre 16 e 18 anos são levados de ônibus ao fórum eleitoral de Cascavel para fazer o título de eleitor| Foto: César Machado/Vale Press

Influência

Mobilização ganhou a simpatia dos eleitores

A campanha desenvolvida por entidades representativas de Cascavel para que o município chegue aos 200 mil eleitores conquistou a simpatia da população. O estudante Ramiel Lucas Nunes Souza, de 17 anos, deixou o fórum sorridente com o título nas mãos, na tarde de quarta-feira.

Ele afirmou que foi influenciado pela campanha e ainda teve um empurrãozinho do tio para tirar o documento. "Meu tio via no jornal [a campanha] e dizia: ‘Vai lá tirar o título’." Ele diz que vai analisar o perfil de cada candidato antes de decidir para quem vai entregar seu primeiro voto. "Tem que pesquisar a vida [do candidato], saber o que ele já fez, analisar seus projetos", observa.

O autônomo Marcos Antonio Frederico Rebouças, 34 anos, também revela que foi influenciado pela campanha para transferir o título de Terra Roxa para Cascavel. "Ficar só justificando o voto não tem lógica."

Já o estudante Max Zwierewicz, 18, disse que pensou em tirar o título de eleitor quando completou 16 anos, mas que não se sentiu preparado para escolher um candidato e adiou a decisão. Na tarde de quarta-feira, ele procurou o cartório eleitoral, mas não conseguiu fazer o documento porque estava em dívida com o serviço militar. Ele garante que vai regularizar a situação e buscar o direito ao voto.

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A eleição deste ano deverá entrar para história da política de Cascavel, no Oeste do estado. Pela primeira vez o município deverá alcançar o número de 200 mil eleitores, situação que habilitaria a cidade a ter segundo turno no pleito deste ano. Em 2011, foi lançada uma campanha por entidades representativas da cidade para incentivar a população a fazer o título de eleitor ou transferi-lo para o município, no caso daqueles que se mudaram para Cascavel.

Se a meta for atingida, Cas­­­cavel será a quinta cidade paranaense com possibilidade de definição da eleição municipal em um segundo turno. Vai se juntar a Curitiba, Londrina, Ma­­­ringá e Ponta Grossa. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2008, apenas 77 municípios possuíam mais de 200 mil eleitores em todo o Brasil.

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O presidente da Comissão Eleitoral da Ordem dos Ad­­­vo­­­gados do Brasil (OAB) em Cas­­cavel, Luciano Katarinhuk, afirma que a eleição em dois turnos torna a escolha dos representantes mais democrática. Ele ainda lembra que, em um eventual segundo turno, os dois candidatos concorrem em igualdade. "[Com o segundo turno] aumenta o debate político e os candidatos terão tempo igual de rádio e televisão", observa.

Na eleição municipal de 2008, o atual prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), foi eleito com 34,7% dos votos. Ou seja, 65,3% dos eleitores não votaram nele. Em uma cidade com segundo turno, essa situação levaria Bueno e o segundo colocado para uma nova votação. O futuro prefeito só seria eleito se obtivesse a maioria ab­­soluta dos votos.

Estudantes

Além de entidades representativas do município, o Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Cascavel também entrou na campanha para aumentar o número de eleitores. Os estudantes de 16 a 18 anos – que vão votar pela primeira vez – foram incentivados a exercerem o direito ao voto. Diaria­­­mente, alunos são levados de ônibus até o fórum eleitoral para fazer o título de eleitor.

Em média, o fórum tem confeccionado 100 novos documentos diariamente. Se a procura pelo título seguir no ritmo atual, até o dia 2 de abril a meta terá sido atingida. Na tarde da última terça-feira, o município já contabilizava 199.153 eleitores. Ou seja, faltavam apenas 847 novos documentos para a campanha "Um mais um, igual a 200 mil" surtir o efeito desejado. Os novos títulos e transferências podem ser feitos até o dia 9 de maio. Nesta semana, o fórum eleitoral passou a atender também pela manhã devido à demanda.

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O chefe do NRE em Cascavel, Vander Piaia, destaca que em outubro do ano passado, quando as escolas estaduais aderiram à campanha, faltavam 4.600 títulos para atingir a meta. Desde então, mais de dois mil estudantes fizeram o documento e os colégios privados também se integraram à mobilização. "Isso teve um efeito positivo, parte dessa diferença se deve aos estudantes", avalia.

Luciano Katarinhuk, da OAB, diz que a campanha pelos 200 mil eleitores prosseguirá, mesmo que a meta seja atingida antes de maio – prazo estabelecido pelos organizadores do movimento. Segundo ele, outras ações serão desenvolvidas, como lançamento de uma cartilha para conscientizar o eleitor sobre a importância do voto.