Convênios do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmados com prefeituras e ONGs do Paraná passarão por uma fiscalização realizada pela superintendência do órgão no estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (24) pelo superintendente Neivo Beraldin depois de uma reunião realizada em Brasília com o ministro Manoel Dias sobre o "pente-fino" a ser realizado em todo o país após a Operação Esopo, da Polícia Federal (PF). No início do mês, os policiais divulgaram que cerca de R$ 400 milhões podem ter sido desviados por uma suposta quadrilha instalada no ministério.
"Entre 150 e 200 convênios serão fiscalizados um a um. O trabalho deve começar já na quinta-feira (26) e vai envolver todas as gerências do estado, como Cascavel, Londrina e Maringá", afirmou Beraldin. Segundo ele, acordos antigos e atuais passarão pelo pente-fino. O MTE já havia anunciado que haveria análise de convênios firmados desde a década de 1990.
A possibilidade de parcerias com o Instituto Mundial de Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC), alvo principal da operação Esopo, no Paraná existirem não foram negadas pelo superintendente. No entanto, ele disse não ter conhecimento da existência deles de fato. O IMDC foi apontado pela Polícia Federal como parte de um esquema no qual funcionários públicos eram assediados para obter convênios superfaturados ou mesmo inexistentes. Segundo a PF, a entidade, que atuava em 11 estados.
Força-tarefa
Na semana passada, o MTE anunciou que a suas contas serão analisadas por uma força-tarefa de modo a descobrir se há mais irregularidades como as que foram constatadas pelo trabalho da Operação Esopo, que também foi a responsável pela exoneração de cargos dentro do ministério. Paulo Roberto Pinto pediu exoneração do cargo de secretário-executivo da pasta. Ele era o "número 2" na hierarquia do MTE. O Ministério do Trabalho também exonerou Anderson Brito Pereira do cargo de assessor do ministro e Geraldo Riesenbeck do cargo de coordenador-geral de Contratos e Convênios da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego.



