• Carregando...
José Serra e Beto Richa, no Show Rural de Cascavel: feira agropecuária reuniu várias lideranças do PSDB no Paraná para prestigiar o presidenciável | Vanderlei Faria/Jornal O Paraná
José Serra e Beto Richa, no Show Rural de Cascavel: feira agropecuária reuniu várias lideranças do PSDB no Paraná para prestigiar o presidenciável| Foto: Vanderlei Faria/Jornal O Paraná

Cascavel - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi uma das grandes "estrelas" de ontem do Show Rural de Cascavel, uma dos maiores feiras agropecuárias do país, no Oeste do Paraná. Cercado de tucanos paranaenses, Serra negou que estivesse no Paraná para articular sua candidatura à Presidência em 2010. E acusou o governo Lula de estar antecipando a sucessão presidencial.

"Não vim aqui para discutir questão eleitoral. E, honestamente, acho muito cedo para centrar nossas ações nisso. Eu fui eleito governador de São Paulo e estou dedicado o tempo inteiro a isso, inclusive quando vou outros lugares", disse Serra. Ele explicou ainda que a visita ao Paraná foi feita para "trocar experiências" administrativas com os paranaenses. "Eu fui eleito para governar São Paulo e minha preocupação é sempre ajudar o nosso estado na troca de experiências com outras federações", afirmou o governador paulista.

Serra também acusou o governo federal de estar antecipando a discussão sobre a sucessão presidencial. "Esse assunto (a campanha de 2010) está sendo muito antecipado no Brasil todo, inclusive o pelo próprio governo federal, pelo próprio PT. A gente tem, neste momento, de se debruçar para administrar bem, para cumprir as responsabilidades e enfrentar a crise. Essa é a minha prioridade."

Lideranças

A comitiva de Serra esteve no Show Rural por cerca de duas horas visitando estandes, cumprimentando visitantes e posando para fotos com admiradores. O governador de São Paulo foi recepcionado ontem em Cascavel por diversas lideranças tucanas do Paraná. Entre os presentes, estavam o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o senador Alvaro Dias, os deputados federais Gustavo Fruet e Alfredo Kaefer, além de deputados estaduais.

Fruet também criticou a antecipação da campanha eleitoral. "As especulações e os balões de ensaio ao pleito de 2010 começaram muito cedo", disse ele. Fruet alertou para o risco de saturação e fadiga do processo, com risco para qualquer coligação ou composição que venha a se consolidar. Fruet lembrou da eleição nos Estados Unidos, onde o atual presidente, Barack Obama, fez 26 meses de campanha. "Aqui não temos essa tradição." Sobre a possibilidade de a disputa no estado ser polarizada entre PMDB e PSDB de um lado e PT e PDT de outro, o parlamentar diz que aí é "questão de sobrevivência". O prefeito Beto Richa reforçou o coro e disse que ainda é muito cedo pra falar em nomes, "numa eventual candidatura do PSDB ao governo do estado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]