A Controladoria Geral da União (CGU) identificou irregularidades em licitações de 11 municípios do país, que compraram, com recursos do Ministério da Saúde, ambulâncias do Grupo Planam, acusado de integrar um esquema de fraudes na venda de ambulâncias, que foi investigado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas.

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O ministro da CGU Jorge Hage informou nesta terça-feira que os fiscais identificaram acordo entre empresas para fraudar licitações, preços superfaturados, falta de especificação dos equipamentos das ambulâncias e editais direcionados. O ministro também informou que foram encontradas irregularidades na compra de merenda escolar.

- Houve um caso em que a empresa declarou que jamais tinha feito qualquer negócio com a prefeitura - afirmou.

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No município de Palmeiras (BA), por exemplo, os fiscais da CGU verificaram que cinco notas fiscais da compra de merenda escolar em 2001 e 2003 eram falsas. Os recursos para compra dos alimentos foram repassados pelo Ministério da Educação à prefeitura.

Também foram identificadas irregularidades na contratação de transporte escolar.

- Detectamos indícios de direcionamento de licitação para aquisição de um veículo destinado ao transporte escolar e em outros casos simulação de licitação na realização de compra de combustíveis - disse.

A CGU levará as irregularidades aos ministérios responsáveis pelo repasse dos recursos usados e também ao Ministério Público Federal.