• Carregando...

Em quatro cidades da região metropolitana, bares não podem permanecer abertos depois das 23 horas nos dias de semana e da meia-noite entre sexta e domingo. A medida foi adotada para diminuir os índices de criminalidade em Colombo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré.

Em Colombo, o decreto do fechamento de bares é de 2001e neste ano as ações foram intensificadas. Em quatro semanas de operação da polícia para o fechamento de bares, em novembro, a quantidade de homicídios baixou de uma média de 4 por semana para uma morte violenta. "A maior parte dos crimes acontecem de madrugada e ao redor dos bares", diz o prefeito de Colombo, José Camargo.

Em almirante Tamandaré, uma lei sancionada dia 1.º de dezembro determinou o fechamento de todos os bailões na cidade, a partir de 15 de fevereiro. "É o tempo que os proprietários terão para se adaptar, procurar outra atividade", diz o prefeito Vílson Goinski. A cidade também determina o fechamento de bares, nos mesmos moldes de Colombo e o número de homicídios diminuiu em 36%.

Fazenda Rio Grande fechou seis bailões, há quatro anos, que funcionavam sem alvará e que eram locais de freqüentes atos de violência. "Esses bailões são fonte de bebida, prostituição e arma", diz o prefeito reeleito Antonio Wandscheer. Somente um clube funciona à noite na cidade, mas dentro das normas, com detector de metais. Pelos mesmos motivos das outras prefeituras, São José dos Pinhais exige o fechamento dos bares desde 2003. (DN)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]