Atualizado em 14/01/2007, às 21h42
O segundo Centro Integrado de Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-2), em Curitiba, apresentou um novo problema de comunicação na tarde deste domingo. A Aeronáutica informou que, cerca de uma hora depois, os sistemas já estavam operando normalmente. O Cindacta 2 é o órgão responsável pelo gerenciamento do espaço aéreo na região Sul.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a nova pane aconteceu entre 14h20 e 15h30 deste domingo e deve ser sentida com verdadeira intensidade nesta segunda-feira, devido ao efeito cascata nos atrasos e cancelamentos de vôos. No Afonso Pena, no entanto, entre as 0 e 16h, dois vôos estavam atrasados e três haviam sido cancelados ainda em decorrência da pane anterior. Por volta das 16h, as filas que já se formavam nos postos de check-in das companhias e no portão de embarque começaram a aumentar de forma muito rápida.
Segundo a Aeronáutica, está sendo feito controle de fluxo aéreo, o que significa aumentar o espaçamento entre uma decolagem e outra como forma de garantir a segurança. Devido ao problema, que vem acontecendo desde sexta-feira, foram registrados atrasos nos vôos do Sul do país.
Mais de 15% dos vôos atrasaram até as 16h nos aeroportos do país
Das 625 decolagens previstas para este domingo, entre zero hora e 16h, em 12 aeroportos de Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Brasília, Cofins, Fortaleza, Manaus, Recife e Vitória 97 ou 15,52% atrasaram por mais de uma hora. Foram cancelados 43 vôos ou 6,88% do total.
Em Curitiba, segundo balanço da Anac, estavam previstos 33 vôos, entre 0h e 16h, sendo que 2 ou 6,06% atrasaram e 3 ou 9,09% foram cancelados. Quase metade dos vôos em Florianópolis, 7 ou 41,17% dos 17 programados, entre 0h e 16h30, saíram com atraso, não houve cancelamento. Em Porto Alegre , entre 0h e 16h00, segundo a Anac, nâo houve nenhum atraso nos 35 vôos. Problemas já na sexta-feira
Os problemas no Cindacta 2 começaram as 14h de sexta-feira e foram restabelecidos as 14h25, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Às 18h de sexta as freqüências de comunicações, voltaram a cair, permanecendo por duas horas fora do ar. No sábado pela manhã também ocorreram falhas no sistema. Ainda segundo informações do Comando da Aeronáutica, a falha no equipamento foi solucionada por volta das 15h de sábado, por uma equipe de técnicos que trabalhava no local desde as primeiras horas do dia. No entanto, o que originou o defeito não foi informado.
No sábado, 19 vôos atrasados
A Anac informou que, no sábado, nos aeroportos de Congonhas (SP), Tom Jobim, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, dos 406 vôos previstos entre meia-noite de sexta-feira e 16h30m de sábado, 79 (19,5%) saíram com atraso superior a uma hora e nove (2,2%) foram cancelados. Não foram divulgados os balanços dos outros aeroportos, como o de Brasília e o de Guarulhos (SP).
No Tom Jobim, foram registrados 19 atrasos, 11% dos 172 vôos programados entre meia-noite e 16h. Não houve cancelamento. Um vôo da TAM para Recife, previsto para decolar às 13h, só saiu por volta das 18h - um atraso de cinco horas.
INTERATIVIDADE



