• Carregando...

A ONG Contas Abertas acaba de prestar um belo serviço à população. Publicou a lista de todos os projetos de lei anticorrupção que tramitam no Congresso brasileiro e que – imagine-se o motivo! – jamais chegam a plenário para votação. Segundo o cálculo das instituição, se todos os projetos fossem aprovados pelos distintos deputados federais e senadores, o Brasil contaria com mais 68 instrumentos de combate à falcatrua.

A lista inclui propostas para lá de importantes. Uma delas, por exemplo, acaba com o nepotismo na administração pública. Foi apresentada há três anos e está na gaveta, com o selo de "pronta para pauta". Outra, que dificulta novas eleições para quem teve problemas com contas de sua gestão, está esperando para ser votada desde 2003. Há também um projeto que limita em 15 dias o tempo que o poder público tem para prestar informações solicitadas. O que aconteceu com essa? Gaveta, desde 2004.

O deputado Paulo Rubem Santiago, presidente da Frente Parlamentar Contra a Corrupção, bem menos concorrida do que o grupo dos ruralistas, diga-se de passagem, comentou os dados da ONG. Disse que tempos atrás, na época da Operação Navalha, a presidência da Câmara prometeu botar alguns dos projetos, finalmente, em discussão. "É lamentável que a Casa até agora não tenha cumprido essa promessa. E o pior é que, aparentemente, não há motivos para não colocar esses projetos em votação", afirma.

Quem quiser pode ver a lista inteira dos projetos pendentes. Está em www.uol.com.br/contasabertas É de dar raiva. Embora haja alguns projetos inconsistentes, até tolos, a maior parte daria realmente mais moralidade à nossa política. Mas quem é que tem tempo para votar isso? Ainda mais agora, que centenas de deputados federais abandonaram o Congresso para fazer campanha em suas cidades...

Em todo caso, a ONG fez ainda um último serviço aos eleitores. Colocou à disposição os endereços de e-mail de todos os deputados federais e senadores brasileiros. E sugere que os eleitores escrevam a eles para pressionar pela votação dos projetos. Não custa tentar. Afinal, se eles não fazem a parte deles, nós pelo menos temos de fazer a nossa.

Máquina do tempo

Jocelito Canto está na frente em Ponta Grossa. Antônio Belinati é o primeiro colocado em Londrina. É o que diz o Ibope. São os mesmos candidatos eleitos em 2000, oito anos atrás. De lá para cá, Belinati foi cassado. Jocelito quase perdeu o mandato como deputado devido a uma ação do Ministério Público. Tudo foi noticiado. E depois vêm falar em divulgar a ficha dos políticos...

Mais segurança

As autoridades de Londres, assim como as de alguns locais deste imenso Brasil, se recusam a liberar informações detalhadas sobre estatísticas de crimes. Sobre isso, a jornalista Heather Brooke escreveu para o grande jornal britânico The Times uma frase daquelas dignas de escrever em pedra. "As únicas pessoas que vêem sua segurança aumentar com a política de ignorância forçada são as autoridades policiais que apresentam desempenho ruim em suas funções". Alguém da Secretaria de Segurança lendo?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]