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Prometidas na campanha eleitoral de 2010 e novamente incluídas no plano de metas da segunda gestão, só agora começam a sair do papel as “Delegacias Cidadãs” do governo Beto Richa. A substituição de antigas e depauperadas cadeias públicas estava prevista nos seus dois consecutivos planos de ação, ambos solenemente registrados no 4.º Cartório de Registros de Títulos de Documentos de Curitiba.

“O que está ali é para ser cumprido”, afirmou Richa da primeira vez, completando com orgulho: “Foi dessa forma que consegui construir uma relação de confiança com a população da capital, porque honrei todos os compromissos assumidos”.

A primeira Delegacia Cidadã foi inaugura na última quinta-feira (27) em Matinhos, no Litoral do estado – ou seja, já metade final do seu último mandato. O atraso foi reconhecido: é que demorou muito a sair o financiamento do BID para o Programa Paraná Seguro, formulado pelo seu primeiro secretário de Segurança, o delegado PF Reinaldo de Almeida Cesar, em 2012.

Agora, com dinheiro na mão, promete-se para breve mais algumas Delegacias Cidadãs, uma Paranaguá e em Pinhais, já em fase de obras. Cumprindo etapas de licitação, estão as de Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Colombo, Ivaiporã e Araucária. Considerando até mesmo estas que ainda estão dependendo de licitação, já são oito as novas delegacias – de um total de 12 prometidas nos planos dos dois governos. Ainda não se fala das quatro que faltam para completar o quadro de promessas.

Estas unidades obedecem a um projeto de engenharia e arquitetura padronizados. São edificações de 2.500 metros quadrados que – esta é a promessa – por possuírem apenas uma cela, pequena, servirão apenas para custódia provisória de presos apenas enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial. Nelas funcionarão também postos do Instituto de Identificação e outras dependências da área de segurança.

Mantém-se a curiosidade: para onde vão os presos “provisórios” que ainda superlotam as cadeias convencionais?

Olho Vivo

História 1

Na semana, os jornais do interior do estado publicaram um anúncio patrocinado pelo governo do Paraná destacando o “Maior Programa de Duplicação e Recuperação de Rodovias do História do Paraná” – mensagem parecida com a de uma peça de propaganda partidária na televisão estrelada pelo governador Beto Richa. A propaganda atribui as obras – incluindo as duplicações nas BRs 376, 323 e 277 feitas pelas concessionárias que operam com altas tarifas – ao ajuste fiscal do governo estadual para enfrentar a crise.

História 2

Os mais atentos podem perceber: para estas duplicações não está saindo um tostão dos cofres públicos. Tudo sai do dinheiro depositado pelos usuários nos postos de pedágio. E mais. O governo desrespeita a história ao denominar seu programa como o “maior da história do Paraná” e esquecer que, na verdade, os dois últimos grandes investimentos rodoviários com recursos públicos e que mudaram a feição da economia paranaense aconteceram nos governos de Jayme Canet e Alvaro Dias, nos anos 70 e 80 do século passado. Nos seus períodos, foram 7 mil quilômetros de rodovias pavimentadas.

Placa fria

São quase 70 os carros do Tribunal de Justiça que rodam com placas frias fornecidas pelo Detran. São todos veículos de luxo, como os quatro Ford Fusion e os 44 modelos Fluence, além dos cinco SUVs Hylux usados para cumprir grandes distâncias. Quase todos ficam à disposição e uso pessoal dos desembargadores. As placas frias são uma medida de segurança – assim como as viaturas descaracterizadas usadas por forças policiais para atividades de investigação.

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