Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

As reações ao apoio do PT a Fruet

Como previsto, a vitória da chapa que defende a aliança do PT com o PDT e consequente apoio ao candidato Gustavo Fruet abriu duas frentes de descontentes. A primeira delas dentro do próprio PT, da corrente liderada pelos deputados Tadeu Veneri e Dr. Rosinha, que defende candidatura própria. Dos 300 delegados que, no fim do mês, vão decidir definitivamente a posição que o partido tomará, 129 comungam com a ideia de concorrer com nome próprio; os outros 171 seguem a orientação dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, que defendem o apoio a Fruet já no primeiro turno.

Os descontentes do PT não se acreditam perdedores e vão aproveitar as duas semanas que faltam para o encontro do dia 28 para realizar um trabalho de catequese visando a conquistar adesões entre os que, no último domingo, apoiaram a aliança. Estão otimistas: precisam mudar a cabeça de apenas 22 militantes para alcançar a maioria (151 votos) e derrotar a tese da aliança com Fruet.

O mais provável é que contem com a torcida (e talvez até com algum trabalho na surdina) da segunda frente descontente, formada principalmente pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) – que concorre à reeleição com o apoio do PSDB – e de Ratinho Jr. (PSC) – já com aliança sacramentada com o PR. O interesse evidente de ambos é inviabilizar a candidatura de Fruet, que, embora neste momento se apresente em primeiro lugar nas pesquisas, perderia a musculatura de uma coligação forte e tempo precioso na propaganda eleitoral.

Na dúvida sobre o sucesso em "melar" a aliança PDT/PT, os adversários aceleraram entendimentos com outras forças para enfrentar o embate duro se ela persistir. Ducci, por exemplo, intensificou contatos com o PMDB e com o PV, visando atraí-los para seu redil. Esse trabalho inclui até mesmo uma conversa que o prefeito terá amanhã com o senador Roberto Requião – patrocinador da candidatura de Rafael Greca.

Requião é um dos poucos que resistem à ideia defendida por boa parte dos deputados peemedebistas que acha melhor abandonar Greca e abraçar logo a campanha de Ducci, almejando, quem sabe, a posição de vice na chapa do prefeito. O senador jura que não abandonará Greca.

De resto, a penúltima etapa da prévia do PT também provocou o recrudescimento de outro tipo de ação de desgaste: pululam manifestações dos adversários que cobram coerência de Gustavo Fruet, antes opositor do PT e agora pronto para tê-lo como aliado. Fruet diz ter respostas afiadas para esta questão quando chegar a hora.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.