• Carregando...

Olho vivo

Consulta 1

Os advogados Romeu Bacellar (amanhã) e René Dotti (dia 24) serão os primeiros a opinar sobre o projeto de emenda à Constituição Estadual que muda critérios para a eleição da cúpula do Tribunal de Justiça. A proposta, apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, abre a possibilidade de eleição de desembargadores que não pertençam ao Órgão Especial. Atualmente, apenas os 25 membros desse colegiado podem se candidatar à presidência e aos demais cargos de direção do TJ. Como o projeto causou polêmica, Rossoni decidiu antes ouvir juristas notáveis.

Consulta 2

A intenção seria democratizar o acesso à cúpula do Judiciário, já que, pela regra vigente, 95 dos 120 desembargadores estão impedidos de concorrer às eleições que se realizam a cada dois anos. Se aprovada a emenda, um dos beneficiários pode ser o desembargador Clayton Camargo que, embora não seja membro do Órgão Especial, manifesta interesse em concorrerà sucessão do atual presidente, desembargador Miguel Kfouri Neto.

Senhoras 1

Foi extinta a Associação Paranaense de Senhoras de Deputados Estaduais (Apasde), uma entidade criada nos tempos em que o falecido deputado Anibal Khoury mandava na Assembleia Legislativa. Sua função era a de realizar trabalho de assistência social. Para tanto, recebia mensalidades descontadas dos subsídios dos parlamentares, doações de empresários e recursos da própria Assembleia. Graças aos repasses da Assembleia, acumulou vasto patrimônio, do qual fazem parte terrenos enormes e vazios em pleno Centro Cívico. Calcula-se que só estes imóveis valham hoje mais de R$ 10 milhões.

Senhoras 2

Extinta a Apasde, o presidente Valdir Rossoni determinou o retorno desses bens ao patrimônio imobiliário da Assembleia, como determinavam os estatutos da própria entidade. Debaixo do silêncio da maioria dos deputados, que parece não terem demonstrado interesse pelo tema, um único parlamentar resolveu reagir: Cleiton Kielse Crisóstomo informou ontem que entrará na Justiça para ressuscitar a Apasde, para ele uma instituição indispensável.

Como previsto, a vitória da chapa que defende a aliança do PT com o PDT e consequente apoio ao candidato Gustavo Fruet abriu duas frentes de descontentes. A primeira delas dentro do próprio PT, da corrente liderada pelos deputados Tadeu Veneri e Dr. Rosinha, que defende candidatura própria. Dos 300 delegados que, no fim do mês, vão decidir definitivamente a posição que o partido tomará, 129 comungam com a ideia de concorrer com nome próprio; os outros 171 seguem a orientação dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, que defendem o apoio a Fruet já no primeiro turno.

Os descontentes do PT não se acreditam perdedores e vão aproveitar as duas semanas que faltam para o encontro do dia 28 para realizar um trabalho de catequese visando a conquistar adesões entre os que, no último domingo, apoiaram a aliança. Estão otimistas: precisam mudar a cabeça de apenas 22 militantes para alcançar a maioria (151 votos) e derrotar a tese da aliança com Fruet.

O mais provável é que contem com a torcida (e talvez até com algum trabalho na surdina) da segunda frente descontente, formada principalmente pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) – que concorre à reeleição com o apoio do PSDB – e de Ratinho Jr. (PSC) – já com aliança sacramentada com o PR. O interesse evidente de ambos é inviabilizar a candidatura de Fruet, que, embora neste momento se apresente em primeiro lugar nas pesquisas, perderia a musculatura de uma coligação forte e tempo precioso na propaganda eleitoral.

Na dúvida sobre o sucesso em "melar" a aliança PDT/PT, os adversários aceleraram entendimentos com outras forças para enfrentar o embate duro se ela persistir. Ducci, por exemplo, intensificou contatos com o PMDB e com o PV, visando atraí-los para seu redil. Esse trabalho inclui até mesmo uma conversa que o prefeito terá amanhã com o senador Roberto Requião – patrocinador da candidatura de Rafael Greca.

Requião é um dos poucos que resistem à ideia defendida por boa parte dos deputados peemedebistas que acha melhor abandonar Greca e abraçar logo a campanha de Ducci, almejando, quem sabe, a posição de vice na chapa do prefeito. O senador jura que não abandonará Greca.

De resto, a penúltima etapa da prévia do PT também provocou o recrudescimento de outro tipo de ação de desgaste: pululam manifestações dos adversários que cobram coerência de Gustavo Fruet, antes opositor do PT e agora pronto para tê-lo como aliado. Fruet diz ter respostas afiadas para esta questão quando chegar a hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]